Evento foi lançado nesta quinta-feira (27) e vai ocorrer nos dias 12 e 13 de maio, no Centro de Convenções da capital potiguar.
Da redação
Por g1 RN
Foi lançada nesta quinta-feira (27) a programação da 9ª edição da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), que vai acontecer em maio, em Natal. No evento, serão expostos os municípios potiguares com potencial turístico.
Segundo a organização, durante a Femptur, o público presente poderá conhecer os principais atrativos dos municípios potiguares, como o artesanato e gastronomia local e, ainda, as empresas cujas atividades estão relacionadas direta e indiretamente com o setor de turismo.
A coordenadora do Fórum de Turismo do RN e da Femptur, Marília Gonçalves, ressaltou a importância de incentivar as viagens dentro do próprio estado, além de promover as atrações do estado para o mundo.
“O fluxo regional de turistas foi fundamental para o setor no período pandêmico, mas não podemos deixar de lado as discussões a respeito das ações realizadas para atrair cada vez mais o turista estrangeiro”, explicou. “Temos que ampliar a captação de voos para o nosso aeroporto, como o voo direto de Buenos Aires para Natal, que semanalmente atrai nosso principal público estrangeiro, o argentino”, acrescentou.
Segundo a organização do evento, já há a presença confirmada de 38 municípios, de todas as regiões do RN. Serão quase 80 estandes.
“A nossa participação na Femptur é muito importante porque nos aproxima dos destinos turísticos do Rio Grande do Norte, abrindo um canal de comunicação com esses atrativos para a promoção ao mercado internacional, facilitando o trabalho da gestão no processo de atração de turistas internacionais para o Brasil, para o Nordeste e, principalmente, para as cidades do Rio Grande do Norte, pensando de forma regionalizada”, disse o gerente de Mercado, Feiras e Eventos da Embratur, Bruno Reis
Além de estandes de municípios e produtos turísticos, a Femptur terá espaços reservados para apresentações culturais e espaço gastronômico, mostra e comercialização de artesanato, exposições de arte, feira de agricultura familiar, ilha de capacitação e estandes voltados para a cultura potiguar.
Novidades
Uma das novidades da Femptur é a criação do Palco do Músico Potiguar, espaço aberto aos artistas com foco na valorização musical, com capacidade para 3 músicos por vez e apresentações de até 30 minutos. No total, são 20 vagas, sendo 10 por dia. Nesta edição também haverá o “Troféu Femptur de Melhor Estande”, dividido em três modalidades: Ambientação, Originalidade e Interatividade. Desta forma, os municípios expositores poderão concorrer nas categorias citadas e receber troféu de 1º, 2º e 3º lugar.
Fórum discute regionalização do turismo
Com uma programação voltada a discutir o marketing digital, experiências turísticas, regionalização e o Geoparque Seridó, o Fórum de Turismo do RN teve sua 14ª edição realizada nesta quinta-feira (27). O evento gratuito tem objetivo de gerar debates, discussões e envolver o setor turístico em prol do fortalecimento do turismo do estado.
O Fórum começou com o debate “As Instâncias de Governança Regionais (IGRs) e o processo de regionalização do Turismo” com a presença de Marília Gonçalves (consultora da Start), Solange Portela (subsecretária de Política e Gestão Turística do RN), Júnior Câmara (IGR Costa das Dunas) e Tania Maria (interlocutora da IGR do Seridó para o Mar).
“Momentos como esses permitem o intercâmbio de conhecimentos específicos e vivências de extrema importância e contribuição para o processo de regionalização do turismo do nosso estado. As IGRs permitem a união no acompanhamento mais direto deste processo, permitindo ações integradas, com mais suportes em termos de burocracia", disse Solange Portela.
Ainda no evento, Thiago Dantas e Silva, superintendente do Banco do Nordeste no RN, lançou os Planos de Ação Territoriais do Litoral Sul e Mato Grande Norte - Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter).
Em seguida, quem subiu ao palco foi o consultor Thiago Akira, que ministrou a palestra “Marketing Digital: como posicionar seu destino e atrair mais turistas” - tema que despertou interesse do público, levantou questionamentos e entregou dicas, reflexões e ações.
Quem também palestrou foi a coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro. O tema foi "Experiências Turísticas como Diferencial Competitivo de Empresas e Destinos, estreitando essa realidade nacional com a local".
A noite do 14º Fórum de Turismo do RN foi encerrada com a palestra “Seridó Geoparque Mundial da UNESCO”, comandado pelo professor e geólogo, Marcos Nascimento, que fez uma apresentação sobre as conquistas e desafios durante o 1º ano como Patrimônio da Unesco.
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