quarta-feira, 2 de junho de 2010

Grupo de mais de cem ativistas deportados de Israel chega à Jordânia



Ativistas pró-palestina comemoram libertação na Jordânia, após dois dias de prisão em Israel



O governo de Israel começou a deportar um grupo de mais de cem ativistas que tinham sido detidos na operação militar contra seis barcos de uma frota que planejava furar o bloqueio israelense à Faixa de Gaza.

Cento e vinte e três ativistas de 13 países - entre eles Turquia, Malásia, Indonésia, Barein, Kuwait e Paquistão - foram levados de ônibus para a Jordânia, onde uma multidão de simpatizantes os aguardava. Eles foram recebidos com palmas e cantoria depois de 10 horas de espera, informou o correspondente da BBC na fronteira, Dale Gavlak.

Leia mais sobre o ataque:
Editorial: Israel se considera no direito de atuar contra quem quer que seja, diz jornal espanhol El País
Pai de espanhóis do comboio atacado por Israel reclama do tratamento do exército
Ataque a frota humanitária é fiasco triplo para Israel, diz Le Monde
Secretário-geral da ONU pede que Israel suspenda bloqueio a Gaza
Militares israelenses veem alguns erros em operação em Gaza
EUA defendem que Israel lidere investigação sobre ataque a navios
Outros 50 ativistas turcos foram libertados da prisão e também serão deportados, informaram as autoridades oficiais.

Centenas de ativistas deverão ser deportados nos próximos dois dias. Ao todo, 670 pessoas tinham sido presas na ação.

O ataque das forças israelenses à frota, que pretendia levar ajuda humanitária a Gaza, deixou nove ativistas mortos e provocou reações negativas de boa parte da comunidade internacional.

O governo de Israel diz que as tropas israelenses agiram em legítima defesa no episódio, depois de serem atacadas. Os ativistas insistem que os soldados israelenses abriram fogo sem motivo e começaram a atirar ainda dos helicópteros que sobrevoavam as embarcações.

Prazo

Na noite de terça-feira, Israel anunciou que pretende deportar todos os detidos até quinta-feira.

"Não queremos ver ativistas estrangeiros em um centro de detenção israelense, então decidimos acelerar o processo de deportação e nossa esperança é ter todos esses ativistas fora do país dentro de 48 horas", disse o porta-voz do governo israelense Mark Regev.

Um diplomata brasileiro da embaixada em Tel Aviv disse à BBC Brasil esperar que a cineasta brasileira Iara Lee, que estava entre os detidos, possa deixar o país nos próximos dias.

Apesar de atender aos apelos pela libertação dos ativistas estrangeiros, o governo israelense afirmou que o bloqueio na Faixa de Gaza será mantido para evitar o risco de que armas sejam contrabandeadas para a região.

Em Washington, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse que o incidente trouxe à luz a "insustentável e inaceitável" situação na Faixa de Gaza, território palestino sujeito a um bloqueio israelense desde que o Hamas assumiu o controle na região, em 2007.

"As legítimas necessidades de segurança israelenses devem ser atendidas, assim como as legítimas necessidades palestinas de assistência humanitária e acesso regular a materiais de construção", afirmou.

Investigações

Segundo Hllary, os Estados Unidos apoiariam uma investigação israelense sobre o ocorrido, mas acrescentou que esta teria que ser "imparcial, transparente e ter credibilidade", como tinha sido pedido pelo Conselho de Segurança da ONU.

Israel divulga imagens e diz que soldados agiram em 'legítima defesa' de suas vidas
Líderes mundiais pedem investigação dos ataques
Israel diz que agiu para se proteger
Centenas pedem condenação a Israel nos EUA
Lula condena Israel por ataque a barco e ironiza EUA
A secretária de Estado americana fez as declarações horas depois de se encontrar com o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu.

Acredita-se que a Turquia seja o país com o maior número de cidadãos entre os ativistas mortos na operação militar de Israel. No encontro com Hillary, o chanceler turco cobrou dos Estados Unidos uma condenação veemente ao ataque.

Também na terça-feira, o presidente americano Barack Obama teria telefonado ao primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, para expressar suas condolências pela perda de vidas no navio de bandeira turca.

Erdogan descreveu o ataque como um "massacre sangrento" e disse que os responsáveis têm que ser punidos. Segundo ele, Israel não deve testar a paciência da Turquia.

A Turquia, um dos antigos aliados de Israel, foi um dos países mais críticos ao incidente. Segundo fontes diplomáticas em Ancara, pelo menos quatro dos mortos eram turcos.

Nova ajuda Desde o incidente, um outro navio transportando ajuda humanitária, da ONG Movimento Gaza Livre, partiu da Irlanda para Gaza em mais um desafio ao bloqueio israelense. Segundo os organizadores, ele deve chegar à região até o fim da semana.

Cinco dos passageiros a bordo são irlandeses, entre eles a prêmio Nobel da Paz Mairead Maguire, o que fez com que o primeiro-ministro irlandês Brian Cowen apelasse por sua segurança.

"Se algum dano for causado a algum de nossos cidadãos, as consequências serão graves", disse ele ao Parlamento na terça-feira.

Ele disse ainda que Dublin pediu a Israel que garanta que o barco "complete sua viagem desimpedido e possa descarregar sua carga humanitária em Gaza".

Com o aumento da pressão internacional pelo fim do bloqueio de Israel a Gaza, o presidente egípcio, Hosni Mubarak, ordenou, na terça-feira, a reabertura da passagem na fronteira do Egito com a cidade de Rafah, na Faixa de Gaza.

O governo egípcio afirmou que o objetivo da medida é permitir a entrada de ajuda humanitária no território palestino, mas não esclareceu se a decisão será permanente ou temporária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário