Da redação
Fonte: TRIBUNA DO NORTE
saiba mais
"Editamos um decreto e está contido várias ações e dispositivos para que a população fique em casa. Só será permitida a abertura de estabelecimentos comerciais essenciais, como supermercados, padarias, farmácias e alguns pontos de atendimentos bancários. Vamos restringir o número de pessoas na rua, tanto com carro e motos. Teremos apenas um acesso para cada bairro. Nesse acesso teremos barreiras com seguranças para orientar. Até sexta não tínhamos nenhum caso confirmado, mas um caso atípico levou fazermos 30 testes e 11 deram positivo. Tomamos essa medida urgente, Itaú é uma cidade pequena", disse o prefeito à TRIBUNA DO NORTE.
De acordo com ele, o apoio logístico terá quatro seguranças em cada barreira e a Polícia Militar também vai apoiar a ação. Cada bairro terá apenas um acesso e cada saída, com servidores da vigilância sanitária e assistência social trabalhando com orientações e permissões dos acessos dos munícipes a outros pontos da cidade.
"Se o cidadão vai sair de casa para ir a outro bairro para fazer uma feira, por exemplo, vai passar na primeira barreira e vai dizer o que vai fazer. Vai ser permitida a saída. Quando ele chegar em outro ponto, em outro bairro, vai ter uma comunicação entre eles. Não pode ter ninguém em calçada, nem aglomerações. Só vai se for realmente serviços essenciais", complementou.
Em casos de descumprimento, segundo o prefeito, há uma multa prevista de R$ 150. Há ainda uma situação específica para as pessoas monitoradas pela prefeitura, que são cerca de 88, atualmente. "Se forem encontradas essas pessoas na rua, vai ter a condução coercitiva para um isolamento que a prefeitura fez no hospital Marcolino Bessa, um isolamento compulsório", comentou.
Localizada no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, a cidade de Itaú tem 5,9 mil habitantes. "Vamos fazer, vamos ver como vai ficar nos primeiros dias para que possamos ter nossa vida cotidiana voltada ao normal o mais rápido possível", concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário