Da redação
Por Amina Costa - Repórter do JORNAL DE FATO
Nesta quinta-feira, 13 de outubro, a Diocese de Santa Luzia de Mossoró celebra a Missa de Eucarística pelo aniversário de 75 anos do bispo Dom Mariano Manzana. A missa solene ocorre às 19h, na Catedral de Santa Luzia. Na data, também será lançado o livro “Diocese de Mossoró: 18 anos de missão” e um documentário, produzido pela TCM Telecom, que faz memória ao bispado de Dom Mariano.
Além de celebrar os 75 anos de Dom Mariano, a data também marca o retorno das atividades na Catedral, que ficou quatro meses fechada para que fosse realizada a primeira etapa da reforma do local. Essa primeira fase consistiu na revitalização do piso, na pintura externa e externa, na climatização de todo o espaço interno, bem como na renovação da parte elétrica e do serviço de som.
Apesar do momento de grandes comemorações, a Diocese de Mossoró viverá um período importante, com o início do processo de renúncia de Dom Mariano Manzana. De acordo com o Código de Direito Canônico, a Igreja pede que os bispos apresentem a carta de renúncia ao cargo que desenvolvem na Igreja, ao completar 75 anos. “O Bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, é solicitado a apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências.” (Cân.401-§ 1).
Dom Mariano redige a carta, assina e a envia ao Papa. A partir do envio o passo seguinte dependerá do Papa, que tomará a decisão de aceitá-la, e no momento em que julgar oportuno, nomeará um novo bispo para a Diocese de Mossoró. Por meio de comunicado oficial, o bispo Diocesano informou que se dedicou com amor à responsabilidade que lhe foi atribuída, há 18 anos.
“Quanto a mim, enquanto for bispo desta Diocese, me dedicarei com amor à minha responsabilidade, como tenho procurado fazer desde o dia 17 de setembro 2004, quando na Catedral eu assumi o meu ofício. Por um lado, tenho consciência de que, quando for aceita a minha renúncia, poderei continuar colaborando com a Igreja de muitos outros modos. E estarei sempre em oração pela nossa Diocese e em agradecimento a todos. Muito obrigado!”, afirma Dom Mariano.
Dom Mariano Manzana nasceu em 13 de outubro de 1947, numa pequena cidade chamada Mori, na região de Trentino-Alto Ádige na Itália. No dia 26 de junho de 1973 foi ordenado padre na Catedral de Trento, passando a servir como sacerdote na Paróquia Pio X até 1976. Mariano Manzana, na época padre, veio ao Brasil após serem identificadas dificuldades para encontrar padres que atuassem no Brasil, bem como na Diocese de Mossoró.
Em 1977, o então Pe. Mariano Manzana chegou ao país para assumir a Paróquia de Umarizal, como vigário paroquial até o ano de 1993. Foi também professor de ensino religioso, no período de 1978-1993, na rede estadual de ensino de Umarizal (RN) e de 1991 a 1993 foi professor de História Eclesiástica, no curso de Teologia, do Centro Superior de Iniciação Teológica da Diocese de Mossoró.
Além de sacerdote no município, o Pe. Mariano foi Diretor Espiritual no Seminário Maior de João Pessoa (PB), com o objetivo de acompanhar todos os seminaristas que eram encaminhados pela Diocese. Também assumiu as paróquias de Alexandria e Caraúbas.
Em 1994, retornou à Itália para assumir a função de Diretor do Centro Missionário Diocesano de Trento. Cargo em que permaneceu até sua nomeação para ser bispo da Diocese de Mossoró, após receber o convite para assumir como sexto bispo. Em 15 de junho do mesmo ano, foi nomeado Bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró.
Em 5 de setembro de 2004, Pe. Mariano recebeu, na Itália, a Ordenação Episcopal pelas mãos de Dom Luigi Bressan. Em 17 de outubro do mesmo ano, tomou posse durante cerimônia realizada na Catedral de Santa Luzia em Mossoró. Atualmente, além da função de bispo Diocesano, é o bispo referencial pela segunda vez da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste II da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e Chanceler da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
Confira a programação completa desta quinta-feira, 13:
6h30 – Oração das Laudes - Santuário do Sagrado Coração de Jesus- Centro de Mossoró
Leitura da Carta de Renúncia pela Rádio Rural de Mossoró
8h – Inauguração do Centro Diocesano de Memórias e café da manhã com a imprensa no Seminário
Santa Teresinha
15h – Visita ao Abrigo Amantino Câmara para entrega da lavanderia, instalação da Sala de Fisioterapia e início da pintura do prédio.
19h – Missa em Ação de Graças pelos 75 anos de vida de Dom Mariano e lançamento do livro “Diocese de Mossoró: 18 anos de missão” e exibição do documentário produzido pela TCM Telecom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário