terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Operação cumpre mandados em oito estados e DF contra grupo suspeito de lavar dinheiro do tráfico de drogas com fazendas, rebanhos e igrejas

Ação do Ministério Público do Rio Grande do Norte foi deflagrada nesta terça-feira (14). Segundo investigadores, grupo lavou mais de R$ 23 milhões oriundos do tráfico.

Da redação
Por g1 RN


Uma operação deflagrada nesta terça-feira (14) pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) cumpriu sete mandados de prisão e outros 43 de busca e apreensão contra um grupo suspeito de lavar dinheiro do tráfico de drogas com compra de imóveis, fazendas, rebanhos e até igrejas.


A operação Plata cumpriu os mandados no Rio Grande do Norte, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Bahia, Ceará e Paraíba, e ainda no Distrito Federal.

De acordo com o MP, o esquema é liderado por um homem da região Seridó potiguar, identificado como Valdeci Alves dos Santos, também conhecido como Colorido. Ele é apontado pelos investigadores como o segundo maior chefe de uma facção criminosa que surgiu nos presídios paulistas e que tem atuação em todo o Brasil e em países vizinhos.

O esquema de lavagem de dinheiro já duraria mais de duas décadas, conforme o MP. Valdeci foi condenado pela Justiça de São Paulo e atualmente está preso na Penitenciária Federal de Brasília, onde foi cumprido novo mandado de prisão nesta terça-feira (14).

As investigações que culminaram na deflagração da operação Plata começaram em 2019, segundo o MP. Para os investigadores, o lucro dos criminosos com o tráfico era "lavado" - tornado com aparência de legal - com a compra de imóveis, fazendas, automóveis, abertura de mercados e até com o uso de igrejas.

No Rio Grande do Norte, Valdeci teria como braço direito um irmão, que também já foi condenado pela Justiça por tráfico de drogas. Segundo o MP, esse irmão se identifica como pastor e foi preso em 2019 em São Paulo com documento falso. Ele estava cumprindo a pena em regime semiaberto.

Segundo apurado pelo MP, ele e a mulher abriram pelo menos sete igrejas evangélicas. A operação cumpriu mandados de busca e apreensão em algumas dessas igrejas e prendeu o casal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário