terça-feira, 19 de junho de 2012

Rascunho final da Rio+20 é apresentado pela manhã e passa por análise de negociadores



 Rio + 20



Lilian Ferreira e Maria Denise Galvani

Do UOL, no Rio

Por volta das 2h30 desta terça-feira (19), o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, anunciou que o Brasil concluiu o rascunho final do documento da Rio+20, mas o documento só seria disponibilizado pela manhã para análise dos negociadores.

“O texto ainda passará por uma revisão técnica do secretariado e estará acessível às delegações às 7h da manhã. Há brechas para mudanças no texto.

A plenária foi marcada para as 10h30 e estou confiante de que ela irá aprovar o rascunho”, informou Patriota na madrugada. A declaração, uma vez aprovada na plenária, vai para os chefes de Estado, que se reúnem de 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. A Rio+20 é a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece até o dia 22 de junho no Rio.

Patriota, no entanto, não descartou que a redação ainda passe por modificações. "Concluímos um texto", disse o ministro, sem falar em acordos. "As delegações devem analisar o texto em seu conjunto".

O ministro disse que reuniu o "máximo de preocupação e sugestões" para elaborar o texto. A União Europeia é a principal delegação a demonstrar seu descontetamento com o documento proposto pelo Brasil. Para os europeus, falta "substância" ao texto e só seria possível avançar em pontos de discordância na esfera ministerial.

Eles resistem ainda a aceitar as propostas de alocação de mais recursos de financiamento e a definir, em detalhes, metas e compromissos para todas as nações para os próximos anos.

Mais cedo, o secretário-executivo da comissão brasileira, Luiz Alberto Figueiredo, havia adiantado que as negociações entrariam pela madrugada, mas garantiu que o Brasil apresentaria um texto fechado ainda na segunda à noite.

UOL Notícias MEIO AMBIENTE
















Nenhum comentário:

Postar um comentário