quinta-feira, 19 de novembro de 2015

RN registra quatro mortes de bebês em 2 meses, sendo 3 por microcefalia

Quatro mortes de bebês já foram registradas no Rio Grande do Norte nos últimos dois meses, sendo três deleas em decorrência de microcefalia. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), que divulgou os números no final da noite desta quarta-feira (18).

Durante uma reunião realizada ontem, o responsável pela pasta, Ricardo Lagreca, recebeu a informação vinda do Serviço de Verificação de Óbitos da Sesap. O secretário se reuniu durante uma hora, em seu gabinete, com técnicas da Coordenação de Promoção a Saúde (CPS) para se atualizar acerca dos dados sobre a microcefalia no estado e as providências que vêm sendo tomadas. 

#SAIBAMAISNesta sexta-feira (20) o secretário de Saúde do RN, irá fazer um relato sobre os casos de microcefalia registrados no estado, durante o Encontro dos secretários estaduais de Saúde do Nordeste, que acontece em Salvador (BA), no Centro Administrativo e contará com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Castro.

De acordo com dados da própria Sesap, o RN já tem 47 casos de microcefalia confirmados, sendo a maior incidência em Natal (19 casos), seguido por Ceará-Mirim (4) e Parnamirim (3).

Ministério da Saúde diz que casos podem ter relação com zika vírus

De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento do número de casos de microcefalia tem como principal hipótese o crescimento do registros de casos de zika vírus.

Só em 2015, o RN já conta com 73casos de zika vírus confirmados e 6.261 notificações desde janeiro, embora o Ministério da Saúde diga que a introdução no Brasil do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti – o mesmo da dengue e chikungunya -, tenha sido a partir de maio. Os dados foram repassados pela subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), Kristiane Carvalho Fialho. 

Segundo a Sesap, os municípios com maior número de casos de zika vírus eram, até ontem, Natal (22) - que responde por 30,14% dos casos da doença no Estado, contra 69,86% do interior -, Parnamirim (14) e Guamaré (10).

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário