sábado, 21 de novembro de 2015

Santana, o cantador fala sobre sua paixão pelo forró pé de serra

O artista popular teve como seu maior influenciador, o rei do baião, Luiz Gonzaga.

Rafael Araújo, N
Rafael Araújo/Nominuto
Nascido no dia 29 de fevereiro de 1960, o artista teve como influenciador musical o rei do baião, Luiz Gonzaga, que era seu ídolo e amigo pessoal.
Simplicidade, talento e sucesso. Essas são algumas das características de Santana, o cantador! O artista popular fará um show na noite deste sábado (21), a partir das 21h, no Boulevard Recepções e Eventos, localizado na Avenida Maria Lacerda, em Nova Parnamirim, em Parnamirim na Grande Natal. O artista popular que teve como seu maior influenciador, o rei do baião, Luiz Gonzaga, conversou com a reportagem do Nominuto.com e revelou um pouco de sua história. 

Nascido no dia 29 de fevereiro de 1960, o artista revela que foi criado ouvindo músicas populares, e, talvez por isso tenha tomado gosto por esse estilo musical. “Minha terra sempre foi muito rica em cultura popular, e espero que seja sempre assim. Desde muito novo eu já escutava Luiz Gonzaga, Jacques do Pandeiro, Ary Lobo. E, essas músicas cantadas por eles me encantavam, eu ficava fascinado com aquilo tudo”, disse Santana.

Segundo Santana, quando ficou mais crescido, ele começou a ouvir outros tipos de músicas, como a banda britânica The Beatlles, por exemplo. Apesar de também receber esse tipo de influência musical, o cantor revelou que a paixão pela música popular só cresceu a partir daí. “Quanto mais eu ouvia essas outras músicas, mais eu queria ouvir as canções populares”, argumentou.

Sobre o início da sua paixão pela música popular, o cantor revelou que não se lembra bem quando foi o pontapé inicial. “Não sei dizer com qual idade eu comecei a despertar para a música popular. Eu sou sertanejo, minha família é muito envolvida com arte. Acredito que uma coisa levou a outra”, relatou.

Já acerca de sua profissionalização como músico, Santana revelou que sua carreira começou em 1992, mas, segundo ele, o pontapé inicial para sua definição como artista começou ainda na década de 1980. “Isso aconteceu quando eu conheci Luiz Gonzaga, em 1894. E, quando ele morreu, em 1989, eu entendi que eu precisava transitar por aquele meio, por aquela escola que ele havia deixado. Eu poderia cantar qualquer coisa, mas a minha origem, a minha raiz falou mais alto do que qualquer coisa”, explicou. 

Ao final da entrevista, Santana – o cantador cantou uma das suas músicas autorais de maior sucesso, intitulada de Xote Universitário. Confira abaixo.

Apesar de ter algumas músicas autorais, como a citada anteriormente, Santana revelou que gosta mais de cantar músicas de outros autores populares. O artista também disse que está prestes a lançar um disco, chamado de “O forró nosso de cada dia”, este álbum deverá ser lançado ainda no próximo mês.

Projeto cultural Chapéu de Couro incentiva a cultura popular

O show que acontece logo mais a noite foi promovido pelo Projeto Cultural Forró Chapéu de Couro, que vista promover a difusão cultural nordestina reforçando a identidade regional, manifestando um sentimento intangível, construindo cidadania e desenvolvendo uma consciência crítica respeitando os traços mais relevantes dentre as mais variadas formas de expressividade de nossa região: a música. 

Hoje, O Cantador Santanna, juntamente com os artistas locais “AS NORDESTINAS” e “ZÉ BARROS” farão um grande show do autêntico forró pé de serra no Boulevard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário