quinta-feira, 16 de julho de 2020

No Rio Grande do Norte, quase metade dos analfabetos tem 60 anos ou mais

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do IBGE, apresentam panorama da educação no estado.

Da redação
Fonte: G1 RN
Reprodução
O Rio Grande do Norte tem 372 mil pessoas analfabetas. Desse total, 184 mil têm idade de 60 anos ou mais, o que representa quase metade dos analfabetos do estado. Os números foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (15) e fazem parte do módulo Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.

A concentração de analfabetos na faixa mais idosa da população é uma característica nacional, de acordo com o IBGE. Dos 11 milhões de brasileiros que não sabem ler nem escrever, 6 milhões têm pelo menos 60 anos de idade.

O percentual de analfabetos no Rio Grande do Norte diminuiu 5,6 pontos percentuais entre as pessoas acima de 60 anos entre 2016 e 2019, chegando a 33% do total da população nessa faixa. Essa redução nem sempre é resultado de uma política pública, como aponta a PNAD Contínua. "Os analfabetos continuam concentrados entre os mais velhos e mudanças na taxa de analfabetismo para esse grupo se dão, em grande parte, devido às questões demográficas como, por exemplo, o envelhecimento da população alfabetizada", diz a publicação.

Em relação a outros estados do Nordeste, o RN tem a segunda menor taxa de analfabetismo desta faixa etária (veja quadro abaixo).
No recorte por cor ou raça, o analfabetismo no RN diminuiu entre pessoas brancas com mais de 60 anos de idade. Em 2016, a taxa era de 33,5% e passou para 23,7% em 2019. A taxa entre pessoas pretas e pardas manteve-se estável em 39% nesse período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário