segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Ceará: Decreto de emergência em Jati deve ser publicado até segunda-feira (24)

Documento deve oficializar situação no município após rompimento da barragem

Da redação
Fonte: Diário do Nordeste
Após rompimento na barragem de Jati, representantes dos Governos municipal, estadual e federal se reúnem neste domingo (23) para desenvolver um decreto de situação de emergência. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Juarez Nogueira Filho, o documento deve ser publicado até essa segunda-feira (24). 

O coordenador explicou que o decreto vai oficializar a situação de emergência na qual se encontra o município, bem como os recursos estaduais e federais destinados à assistência e à restauração dos danos causados. 

Juarez informou ainda que "a situação neste momento está praticamente estabilizada, não há mais vazamentos, mas existem regras da legislação e, por ser uma área que ainda há risco, temos que manter a evacuação", explicou. 
Pelo menos duas mil pessoas que moram no entorno da barragem foram evacuadas da região. No entanto, Juarez afirmou que ainda há moradores nas proximidades da área de risco que se recusaram a sair do local. “A Defesa Civil trabalha agora no sentido de convencer essas pessoas para se abrigarem em local seguro”. 

Foi detectada ainda uma fissura na parede da base da barragem, a qual foi analisada pelos engenheiros da Defesa Civil de Brasília. Segundo Juarez, a constatação da análise é de que a falha é superficial e, portanto, “não representa riscos para a segurança”, afirma. 

O rompimento 

O vazamento aconteceu, pois, uma parte da tubulação da barragem rompeu na tarde dessa sexta-feira (21). As águas fazem parte da obra de Transposição do Rio São Francisco e vão para o Açude Atalho, em Brejo Santo. 
De acordo com o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, o jato d'água causa um pequeno processo erosivo, mas que não aparenta comprometer a estrutura. 

"Na ombreira direita, tem uma tubulação que se inicia em concreto e depois um bloco, onde está a emenda da tubulação em concreto com a tubulação em aço. Então, parece que nessa emenda houve um rompimento, um vazamento da tubulação. Então, esse jato d'água é devido à pressão", explicou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário