domingo, 2 de agosto de 2020

Eleições: Natal tem 15 pré-candidatos à disputa pelo comando da Prefeitura

Da redação
Fonte: Tribuna do Norte
A praticamente quatro semanas da largada das convenções partidárias para homologações dos nomes de candidatos a prefeito e vereador nos 167 municípios do Rio Grande do Norte, o quadro político indica que pelo menos 45% dos 33 partidos políticos com registros na Justiça Eleitoral do Estado têm pré-candidatos a prefeito de Natal, a começar do PSDB, que tem o prefeito Álvaro Dias como postulante à reeleição no pleito de 15 de novembro.

Somente após a oficialização das candidaturas nas convenções que se realizarão entre os dias 31 de agosto e 15 de setembro, os partidos poderão iniciar a campanha e a propaganda eleitoral propriamente dita, mas a maioria dos 15 pré-candidatos declarados ou não a prefeito de Natal, já usa as redes sociais e até entrevistas na mídia tradicional pra falar da plataforma politico-administrativa ou se lançar como eventual candidato majoritário.

O prefeito Álvaro Dias evita falar publicamente em pré-candidatura, mas nos meios políticos é considerado como certo que ele vai concorrer à reeleição. “Esforços agora estão voltados par a administração da cidade e as ações de combate à covid-19”, disse.

Da Assembleia Legislativa, pelo menos seis deputados podem disputar as eleições municipais deste ano, dos quais quatro três almejam disputar a prefeitura de Natal - Kelps Lima (SD), Sandro Pimentel (PSOL) e Hermano Morais (PSD) e correndo por fora o deputado Coronel Azevedo (PSC). No segundo maior colégio eleitoral do Estado, Mossoró, os deputados Allyson Bezerra (SD) e Isolda Dantas (PT) já são declaradamente pré-candidatos à sucessão da prefeita Rosalba Ciarlini (PP), que tentará a reeleição.

O deputado Sandro Pimentel confirmou que o PSOL terá candidato próprio à prefeitura de Natal, admitindo que ele é quem deve entrar na disputa pelos 561 mil votos dos natalenses. "Meu nome é o que une o partido e em breve decidirei", resumiu.

Em pré-campanha, o deputado Kelps Lima já decidiu que não vai usar o fundo eleitoral na disputa futura da eleição em Natal. "Da mesma forma que quero baratear as campanhas usando ferramentas de baixo custo, defendo que a Prefeitura siga o mesmo modelo, com uso de tecnologia que aumenta a escala de prestação de serviços ao mesmo tempo que diminui, proporcionalmente, os gastos de custeio", disse ele, no Twitter.

"Por enquanto na condição de pré-candidato a prefeito de Natal", o deputado Hermano Morais confirma, inclusive, que já trabalha na elaboração de um plano de governo, tendo se reunido com alguns colaboradores na quinta-feira (30) pra começar a tratar do assunto. "Conseguimos montar uma nominata para renovação dos quadros do PSB e da própria Câmara, nossa chapa de vereadores será completa, 44 nomes entre homens e mulheres", informou.

Hermano Morais diz que, no seu entendimento, que a eleição majoritária de Natal "terá um número recordes de candidaturas", o que na sua opinião aponta para uma eleição em dois turnos em Natal. "Essa é a nossa avaliação", diz ele.

O deputado Coronel Azevedo preside o PSC no Estado e disse que o partido ainda não tem decisão sobre as eleições em Natal: "Poderemos ter candidato, pois temos recebido sugestões neste sentido de apoiadores. Argumentam que em 2018 fui o terceiro mais votado para deputado estadual em Natal, sendo o único candidato sem mandato entre os cinco mais votados na capital em 2018".

Azevedo reforça que "está analisando esta possibilidade", lembrando o respaldo que tem, também, na categoria dos policiais militares, que foram seus comandados no começo da administração do ex-governador Robinson Faria: "Ampliamos o resultado eleitoral do militar mais votado, em 2014 o major Fernandes teve 24 mil votos".

De pretensos pré-candidatos ao pleito majoritário de Natal, apenas um partido, o NOVO, já decidiu que vai disputar a eleição com uma chapa "puro sangue". O advogado Fernando Pinto será o cabeça de chapa, enquanto o professor universitário Fernando Amaral será o futuro companheiro de chapa.

Com o apoio do deputado federal General Girão (PSL) e do PTB, por exemplo, o coronel Hélio Oliveira também anunciou que pretende sair candidato a prefeito de Natal pelo PRTB. Já o PSL que rompeu com uma parte da ala bolsonarista em Natal , deve lançar o delegado de Policia Civil aposentado, Sérgio Leocádio, para disputar o pleito majoritário.

O PT, partido da governadora Fátima Bezerra, definiu neste sábado o nome do pré-candidato a prefeito da capital. O partido escolheu o senador Jean Paul Prates. "O Partido dos Trabalhadores vai apresentar aos eleitores de Natal um projeto para uma cidade moderna e comprometida com a educação, saúde, inclusão e com a recuperação de sua economia no pós-pandemia", garantiu Prates.

Outros pré-candidatos a prefeitos são Freitas Júnior, do REDE; o auditor fiscal Fernando Freitas do PC do B, mesmo partido do vice-governador Antenor Roberto de Medeiros; Professor Carlos Alberto, do Partido Verde (PV), bem como o empresário Afrânio Miranda, do Podemos. Também podem se apresentar como pré-candidatas a servidora pública Rosália Fernandes, do PSTU e a presidente estadual do Avante, Karla Veruska, mas que pode até não disputar o pleito para coordenar a eleição do seu partido em todo o Estado, onde deve ter sete candidatos a prefeito.

Fernando Freitas diz que a sua pré-candidatura está oficializada dentro do PC do B. "Estamos debatendo a cidade, fazendo coletivamente o diagnóstico e elaborando propostas, projetos e programas nas diversas áreas da administração municipal para cuidar mais e melhor de Natal", afirma, para adiantar que "vai qualificar o debate e tentar construir uma frente ampla para reerguer Natal". O pré-candidato comunista diz que vem "utilizando as redes sociais "para comunicar e dialogar com a sociedade", passando vídeos e 'cards' principalmente pelo WhatsApp, além de receber opiniões e sugestões por Instagram e Facebook.

Já Freitas Júnior diz que o REDE anda conversando com outros partidos, do movimento "Janelas pela Democracia", assim, a definição de candidatura só sairá mesmo em agosto. "Estamos também começando uma série de 'lives' sobre a revisão do Plano Diretor de Natal", avisou ele, que levou a primeira 'live' dia 31, tendo como convidado o ativista sociambiental Milton França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário