terça-feira, 18 de agosto de 2020

PF cumpre mais de 150 mandados em 12 estados e no DF em operação contra tráfico de drogas

Agentes tentam prender 50 pessoas, 22 delas no estado de São Paulo. Traficante preso em Jundiaí em 2019 foi peça-chave para deflagrar operação desta terça (18). Justiça determinou apreensão de fazendas, aviões, além do bloqueio de R$100 milhões.

Da redação com G1 RN
Por Isabela Leite, GloboNews e G1 SP — São Paulo

A Polícia Federal realiza na manhã desta terça-feira (18) uma megaoperação contra o tráfico internacional de drogas em 12 estados e no Distrito Federal.

São cumpridos 139 mandados de busca e apreensão e 50 mandados de prisão (20 prisões preventivas e 30 prisões temporárias).

São Paulo concentra a maior parte dos mandados, sendo 22 de prisão e 60 de busca e apreensão. Até as 8h, duas pessoas tinham sido presas na capital paulista.

No estado, o objetivo central da operação é a prisão do traficante Caio Bernasconi Braga, conhecido como Alemão.
Procurado desde 2019, o traficante se identifica como agente comercial e usa o nome falso Wilhiam Alexandre Cespedes Prieto, segundo apurado pela TV Globo. Ele estaria ligado à quadrilha chefia Sérgio de Arruda Quintiliano Neto, o Minotauro, preso no ano passado em Camburiú.

As investigações começaram há dois anos pela Polícia Federal de Pernambuco. Uma das peças-chave da operação foi o traficante Romilton Queiroz Hosi, preso em Jundiaí, no interior paulista, em março de 2019.

Ele permaneceu foragido da Justiça brasileira por 10 anos e era procurado pela Polícia Federal e pela National Crime Agency – NCA, do Reino Unido.
Operação Além Mar

Batizada de Além-Mar, a operação também ocorre nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e no Distrito Federal.

Os policiais investigam o crime de lavagem de dinheiro, além de buscarem provas para confirmar o envio de drogas para o exterior e o uso de helicópteros para o transporte de cocaína pelo Brasil.

Segundo a PF, toneladas de cocaína foram exportadas para a Europa pelos portos brasileiros, especialmente no Porto de Natal no Rio Grande do Norte. Entre março e julho, foram apreendidos mais de 1,5 tonelada de cocaína.

A Justiça Federal determinou a apreensão de aviões (7), helicópteros (5), caminhões (42) e imóveis (35) urbanos e rurais (fazendas) ligados aos investigados e ao esquema criminoso, além do bloqueio de R$100 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário