sexta-feira, 30 de julho de 2021

Flamengo goleia ABC no Maracanã e encaminha classificação na Copa do Brasil

Sem resistência, time chega à quarta goleada consecutiva e fica perto das quartas de final



Da redação
Com informações do G1 RN e Tribuna do Norte


O Flamengo goleou o ABC por 6 a 0, no Maracanã, nesta quinta-feira (29), em jogo válido pela Copa do Brasil. O próximo confronto entre as equipes está marcado para a próxima quinta-feira, em Natal, na Arena das Dunas. O Alvinegro terá a missão improvável de repetir a diferença de gols para levar para as penalidades ou superar o marcador para ficar com a vaga na fase seguinte do torneio.

O esquema tático proposto pelo técnico Moacir Júnior para o jogo deixava claro o respeito que o Alvinegro tinha pelo clube carioca. O time potiguar entrou em campo com três zagueiros: Vinícius Leandro, Donato e Alisson Cassiano.

Apesar de todo esse cuidado defensivo, com cinco minutos de bola rolando, mal posicionado, o ABC esteve perto de tomar gols. Com um minuto o erro foi na marcação da bola aérea. Aos 5 o problema foi ainda maior. Na cobrança de escanteio abecedista o time da casa recuperou a bola e avançou com rapidez. Gabigol deu um corte no marcador mas chutou para fora.

Aos 16 minutos. A defesa voltou a “bater cabeça”, mas o atacante flamenguista estava em posição de impedimento antes de tocar para o gol de Bruno Henrique, bem anulado pela arbitragem baiana de Marielson Silva.

Em termos ofensivos a equipe de Moacir Júnior não apresentava nenhuma movimentação capaz de assustar os cariocas. Marcos Antônio, apagado, perdia as bolas com facilidade e, numa dessas cometeu falta e acabou tomando um cartão amarelo desnecessário, no meio de campo.

No ataque, Wesley Pimbinha, isolado, tentava na jogada individual fazer o ABC jogar. Gustavo Henrique, pouco acionado ficava trombando com os zagueiros flamenguistas mas sem conseguir receber a bola.

As falhas cobraram a conta aos 27 minutos. Em uma jogada confusa na área do ABC a bola sobrou para Netinho. O camisa 2 tentou sair conduzindo, mas perdeu. Arrascaeta, sozinho na grande área abriu o placar para o Flamengo.

A conta aumentou ainda mais aos 33 minutos. Em mais um erro defensivo o Flamengo fez linha de passe na área alvinegra e a bola chegou limpa para Gabigol ampliar sem dificuldades.

Para piorar a situação abecedista, a bola do Flamengo batia, rebatia na zaga e sobrava para o time da casa, que aproveitou para liquidar o jogo ainda na etapa inicial. Aos 41 Bruno Henrique aproveitou a sobra para chutar de primeira e fazer o terceiro e aos 45 Gabigol fez o quarto de cabeça.

O ABC voltou para o segundo tempo com duas modificações pontuais, mas mantendo o esquema tático inicial com três zagueiros. Marcos Antônio deixou o campo para a entrada de Claudinho e Bruno Sousa saiu para dar lugar a Vinícius Silva.

O Alvinegro melhorou em termos de intensidade e procurava manter mais a posse de bola, evitando a pressão do Flamengo que, ainda com 10 minutos mexeu no “atacado”. Renato Gaúcho mandou para campo Pedro, Rodinei, Thiago Maia e Michael. Bruno Henrique, Renê, Diego e Arrascaeta deixaram o gramado. O objetivo era poupar os titulares para a partida de domingo contra o Corinthians pela Série A do Campeonato Brasileiro.

Apesar do time da casa ter diminuído o ritmo, ainda assim foi capaz de ampliar o marcador. Aos 29 minutos de bola rolando, o clube carioca partiu em velocidade na transição ofensiva e, pelo lado direito, conseguiu lançar para a área. Donato tentou cortar, mas acabou mandando para o próprio gol.

O ABC tentou ainda esboçar uma reação para chegar ao famoso “gol de honra”. Teve chances para sair tocando nos contra-ataques, mas errou tudo em termos de último passe e acabou cedendo o sexto gol para o adversário.

Aos 38 minutos, numa jogada dominada pela defesa a bola ficou entre Alisson Cassiano e o goleiro Welligton. O zagueiro se precipitou e tocou de lado deixando Michael com a bola e o gol livre à sua frente. O meia-atacante Rubro-negro não perdoou e fechou o placar no Maracanã: Fla 6 x 0 ABC.

Jogo da volta será disputado na Arena

O ABC indicou a Arena das Dunas como o estádio que receberá a partida de volta contra o Flamengo-RJ pela Copa do Brasil de Futebol. A decisão foi publicada no site da CBF nesta quinta-feira (29), justamente a data do primeiro confronto entre as equipes, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

A decisão pela mudança da praça esportiva já vinha sendo discutida internamente no ABC há pelo menos duas semanas. Entre os fatores que pesaram, estavam as questões relativas à estrutura para o VAR (árbitro de vídeo), condição necessária nessa fase da Copa do Brasil. Sem público, o ABC teria que desembolsar pelo menos R$ 50 mil para bancar a arbitragem, sem contar o VAR.

Fontes informaram a reportagem que o ABC possui espaço adequado e chegou a indicar três salas salas do Frasqueirão justamente para adequar o VAR. A tela onde o juiz analisa lances polêmicos, por exemplo, ficaria no centro do gramado. Os custos para a adequação seriam abaixo dos R$ 1.000.

Como a partida foi para a Arena das Dunas, ficará a cargo do consórcio que administra o estádio a manutenção e o pagamento desta taxa. O Alvinegro também receberá uma compensação financeira por levar o jogo à Arena.

Esta será a primeira partida da história do futebol no Rio Grande do Norte com o uso da tecnologia do VAR.

Antes de fechar com a Arena das Dunas, a previsão do clube potiguar era envolver em torno de 150 mil reais na realização dessa partida, que servirá apenas para as duas equipes cumprirem tabela pela Copa do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário