sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Com situação de seca em 100% do RN, 69 municípios enfrentam rodízio no abastecimento de água e dois estão em colapso

Seca grave atinge 62% do território potiguar, segundo Monitor. Cidades em rodízio representam quase metade das atendidas pela Caern.

Da redação
Por Igor Jácome, g1 RN


Com uma seca que atinge 100% do seu território, o Rio Grande do Norte tem 69 municípios em rodízio no abastecimento de água e dois em colapso, de acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Estado (Caern).

O número representa quase metade do total de 152 cidades abastecidas pela empresa.

De acordo com o superintendente de Operação e Manutenção da Caern, Ricardo Barros, o problema é causado principalmente pela falta de chuvas. A situação atinge principalmente as cidades do interior do estado.

De acordo com ele, o esquema de rodízio funciona com a oferta e paralisação do abastecimento em dias e horários definidos, mas que mudam de acordo com cada realidade.

De acordo com ele, o esquema de rodízio funciona com a oferta e paralisação do abastecimento em dias e horários definidos, mas que mudam de acordo com cada realidade.

"Se busca dividir a água existente entre os municípios que dependem daquele sistema específico e também preservar o máximo possível essa água disponível", apontou.

Já o colapso ocorre quando a companhia não tem mais condições de ofertar água para determinada localidade. De acordo com o superintendente, atualmente, as cidades em colapso são Paraná e parte de Serra do Mel.

No caso de colpaso, a população passa a ser atendida por carros-pipa e pela Defesa Civil.

Paraná está em situação de colapso há cerca de 8 anos. De acordo com o superintendente, uma obra de mais de R$ 1 milhão, realizada pela Caern, busca resolver a situação do município até o fim do ano.

Porém, ele alerta que a seca também é preocupante para outros municípios. "Se nos próximos 40 dias se não ocorrer uma chuva para abastecer o açude de Cruzeta, o município também vai entrar em colapso", alertou.

Jardim do Seridó

O último município potiguar a entrar em rodízio de abastecimento foi Jardim do Seridó. O novo sistema começou a valer na última segunda-feira (1º), porque o açude Zangalheiras, que estava sendo utilizado pela Caern para abastecer a cidade, entrou em volume morto. Jardim do Seridó agora é atendida pela Barragem do Boqueirão, de Parelhas.

A cidade foi dividida em três setores, que recebem água durante dois dias na semana. A orientação é que a população reserve água durante o período.


Seca

Segundo a última atualização do Monitor da Seca, houve um agravamento da estiagem no Rio Grande do Norte, entre agosto e setembro, com aumento da área de seca grave, que subiu de 52% para 62% do estado.

Essa é a pior condição entre os estados nordestinos e a mais severa registrada no território potiguar desde janeiro de 2019, quando 12% do Rio Grande do Norte passou por seca extrema.

Desde dezembro de 2020, 100% do território potiguar é considerado em situação de seca.

Cidades em colapso no abastecimento
  • Paraná
  • Serra do Mel (parcial)
Cidades em rodízio no abastecimento de água no RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário