sexta-feira, 22 de julho de 2022

'Leiteratura': Desembargador potiguar toma posse na ANL nesta sexta

Da redação
Por Tribuna do Norte


A Academia Norte-rio-grandense de Letras incorpora mais um membro nesta sexta-feira: o professor, escritor, advogado e desembargador federal Edilson Pereira Nobre Júnior tomará posse da cadeira 36, que pertenceu ao ministro José Augusto Delgado, falecido em 2021. O magistrado é natalense, radicado em Recife há 12 anos, onde ensina na Faculdade de Direito da UFPE. A cerimônia terá saudação do jurista e escritor pernambucano José Paulo Cavalcanti Filho, membro da ABL que receberá na ocasião o certificado de Sócio de Honra da ANRL.

Edilson Nobre acredita que a literatura e o Direito podem ter muito em comum e influenciar um ao outro – algo que ele procura incorporar às crônicas que já escreveu, e escreve, para a Tribuna do Norte, Folha de Pernambuco e Correio da Paraíba. “Penso que há uma conexão, nem sempre óbvia, entre os dois segmentos. A literatura retrata a sociedade, enquanto o Direito regula as condutas dessa mesma sociedade. Então há intersecções que se complementam”, afirma.

O magistrado se declara honrado pela escolha da Academia potiguar, e pretende balancear ainda mais suas atividades acadêmicas com as literárias. Na área jurídica, é autor de 10 livros, sendo que o 11º está por vir até o fim do ano, sobre ativismo jurídico e direitos sociais. Entre suas publicações mais famosas na área estão “O controle jurisdicional da função normativa das agências reguladoras” e “Paradigmas do Direito Sancionador no Estado Constitucional”.

No terreno literário, Edilson está finalizando seu primeiro livro fora da área jurídica, o “Sexta-feira de Carnaval”, uma compilação de crônicas. Ele conta que suas fontes de inspiração são variadas, incluindo desde o efeito de um bom livro, até um fato qualquer que desperte curiosidade. “Eu capto o momento, o elemento que chama a atenção por algum motivo, e daí desenvolvo com a imaginação. Acho que todo cronista tem isso”, diz ele, ressaltando que também já publicou contos na Revista de Cultural da Associação dos Juízes Federais.


Para escrever textos não jurídicos, o professor se inspira em diversos mestres da literatura. Entre seus favoritos estão Mario Vargas Llosa, Eça de Queiroz, Machado de Assis, Gabriel Garcia Marques, Victor Hugo, Aydano Roriz (baiano especialista em romances históricos), e Manuel Bandeira – sua maior referência quando o assunto é crônica, apesar de ser mais conhecido pela poesia. Edilson também pretende publicar futuramente sua pesquisa sobre antigos juristas do RN, traçando um histórico desse segmento no estado.

Edilson acrescenta que também está honrado com a presença de José Paulo Cavalcanti na cerimônia de posse, um amigo que também é uma referência cultural sua. “Advogado como eu, e grande escritor, contista excepcional, e um dos maiores estudiosos de Fernando Pessoa. Além de tudo, tem um senso de humor enorme. Será ótimo para nós tê-lo como sócio de honra”, afirma.

Imortal nacional

Convidado especial do empossamento, José Paulo Cavalcanti Filho se tornou imortal da Academia Brasileira de Letras em junho deste ano, ocupando a cadeira 39 da instituição – que também havia sido ocupado por outro pernambucano, Marco Maciel, ex vice-presidente da república, falecido no ano passado. José Paulo chegou a ocupar o cargo de ministro interino da justiça no governo do ex-presidente José Sarney.

O acadêmico tem 18 livros publicados, alguns no exterior, e é vencedor de vários prêmios literários, incluindo o Jabuti. Entre suas obras mais famosas, estão “Fernando Pessoa – Uma quase autobiografia”, “Adeus penderama”, “O mel e o fel”, “Somente a verdade”, e “Aos amigos tudo”.

Serviço:
O que: Empossamento de Edilson Nobre Jr.
Onde: Sede da ANRL, no bairro de Petrópolis
Quando: Sexta, às 19h
Aberta ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário