quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Política: Pesquisa Genial/Quaest: Lula tem 44%, Bolsonaro 32%, Ciro 8% e Simone 3%

Da redação


Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (31) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua somando o maior percentual de intenções de voto, com 44%. Na segunda posição está o presidente Jair Bolsonaro (PL), que neste ano tenta a reeleição para o Palácio do Planalto. Em relação ao levantamento anterior, publicado no dia 17 de agosto, ambos candidatos oscilaram negativamente um ponto percentual.

Candidatos-Presidência

Em relação aos outros dois candidatos com maiores intenções, isto é, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), a pesquisa aponta para um cenário de avanço e estabilidade. Por um lado, o candidato do Partido Democrático Trabalhista oscilou em dois pontos percentuais e teria 8% das inteções, por outro, Tebet permaneceu com 3%. Contemplando o menor percentual está Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (PROS) que tiveram 1%. O levantamento, vale reforçar, ocorreu antes do PROS retirar a candidatura de Marçal para apoiar o ex-presidente Lula. Os demais candidatos não pontuaram.

Ainda, segundo a pesquisa, 6% dos eleitores afirmaram que irão votar branco e nulo e outros 5% não irão votar. Sobre os votos definitivos, 65% dos eleitores entrevistados afirmam que não pretendem mudar de candidato até outubro e 33% podem mudar. Entre os candidatos, 76% dos eleitores de Lula e 75% dos de Bolsonaro disseram que não pretendem mudar suas decisões.

Segundo turno

Nas simulações para o segundo turno, Lula lidera as intenções com 51%. Em segundo lugar, está Bolsonaro com 37%.Questionados sobre quem seus candidatos devem apoiar se não chegarem ao segundo turno, 48% dos eleitores de Ciro acham que o pedetista deveria apoiar Lula, 20% Bolsonaro e 25% nenhum dos dois. Entre os eleitores de Tebet, 32% acreditam que a emedebista deveria declarar apoio a Lula, 16% em Bolsonaro, e 44% em nenhum dos dois.

O levantamento ouviu 2 mil pessoas com mais de 16 anos entre os dias 25 e 28 de agosto, em entrevistas nas casas dos eleitores em 27 Estados brasileiros. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro máxima de 2%, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00585-2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário