quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Líderes vem ao Estado hoje

Presidentes nacionais do PMDB e PSB participam de comícios em Natal e em Parnamirim ao lado do governador IberêAllan Darlyson // allandarlyson.rn@dabr.com.br

POLÍTICA

A coligação Vitória do Povo, que tem o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) como candidato à reeleição e a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) concorrendo ao Senado, aposta nas lideranças nacionais para reverter o quadro desconfortável para eles na eleição estadual deste ano. Os pessebistas receberão hoje os presidentes nacionais do PSB, Eduardo Campos (governador de Pernambuco e candidato à reeleição), e do PMDB, Michel Temer (deputado federal e vice da presidenciável Dilma Roussef), para mobilizações do "time de Lula" em Natal e Parnamirim.

Durante toda a campanha, Iberê Ferreira e Wilma de Faria buscaram nacionalizar a disputa estadual. Eles se colocaram como candidatos do presidente Lula (PT). O efeito não foi o esperado. Ambos enfrentam dificuldades para se eleger. Situação diferente da dos líderes que vem reforçar o palanque governista no estado. Eduardo Campos lidera a disputa pelo governo de Pernambuco com quase 80% dos votos válidos, de acordo com as pesquisas de opinião. Michel tende a ser eleito vice-presidente da República no primeiro turno.

Os candidatos da "Vitória do Povo" tentaram, até o último momento, trazer o presidente Lula para participar da campanha local, mas não tiveram sucesso. Iberê, que luta para levar a eleição para o segundo turno, e Wilma, candidata escolhida pelo Planalto para derrotar o senador José Agripino (DEM), ainda exibiram vídeos de Lula pedindo votos para eles. As inserções não mudaram a tendência do eleitor, que, de acordo com as últimas sondagens, caminha para eleger a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) para o governo e manter os mandatos dos senadores Garibaldi Filho (PMDB) e Agripino.

Apesar de a nacionalização da campanha não ter obtido efeitos satisfatórios nas pesquisas eleitorais, os candidatos governistas continuam com a mesma estratégia. Hoje é o dia de mostrar o prestígio das lideranças locais com os líderes nacionais. Iberê e Wilma receberão Michel Temer e Eduardo Campos à noite, em comício na Cohabinal, em Parnamirim. Mesmo apoiando o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) para o governo, o gestor do município, Maurício Marques (PDT), participará da mobilização, que tem o intuito de pedir ao eleitor para levar a eleição para o segundo turno.

Além do comício da "Vitória do Povo", Temer também participará de mobilizações em prol das candidaturas do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) e de Garibaldi à reeleição. O vice de Dilma percorrerá, em carreata exclusiva dos peemedebista, 10 bairros de Natal. A mobilização sairá de Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal, e será encerrada no Santarém, Zona Norte.

Fonte: DIÁRIO DE NATAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário