sexta-feira, 25 de março de 2011

Button lidera dobradinha, e McLaren já se recupera nos treinos na Austrália


A dupla da McLaren dominou a segunda sessão de treinos livres desta sexta-feira (25) em Melbourne, na Austrália. Jenson Button liderou a tomada de tempos e ficou com a melhor marca do dia







Warm Up




Quem esperava ver a Red Bull repetir a supremacia exibida no primeiro treino livre desta sexta-feira (25) na Austrália, encontrou a dupla da McLaren na ponta da segunda sessão em Melbourne. Jenson Button cravou 1min25s854, estabeleceu a melhor marca do dia e liderou a dobradinha da equipe de Woking, seguido por Lewis Hamilton.

Fernando Alonso completou o top-3 em Albert Park. Já seu companheiro de equipe, Felipe Massa, fechou a tomada de tempos em sétimo, duas posições à frente de Rubens Barrichello.

Chamou a atenção a boa oitava colocação do estreante Sergio Pérez, que lidou bem com as dificuldades proporcionadas pelo circuito de Albert Park, que variou entre úmido, seco e molhado. Outro destaque foram os 0s858 de diferença entre Michael Schumacher, sexto, e o companheiro de Mercedes Nico Rosberg, décimo.

Saiba como foi o segundo treino livre da F1 em Melbourne, Austrália

A segunda sessão começou afetada por uma leve chuva, caindo novamente depois de algumas horas. Mas as precipitações não atrapalharam muito, ao contrário de certas curvas, que induziram quase todos os pilotos ao erro.

Provavelmente por conta da velocidade extra com a asa traseira flexível, várias saídas de pista aconteceram, sobretudo nas curvas 1 e 3, que vêm depois de retas em alta velocidade. Foram vítimas Alonso, Sébastien Buemi, Pastor Maldonado, Webber, Kamui Kobayashi, Vitaly Petrov, Jarno Trulli...

Desde antes do treino, todos já sabiam que a última meia hora seria dedicada ao teste do 'modo corrida' do sistema de redução de arrasto, que controla a asa traseira móvel. Naquela modalidade, o aerofólio só pode ser aberto na zona de 867 m dedicada às ultrapassagens, e não a qualquer hora, como nos treinos.

Por isso, a maioria dos pilotos saiu à pista desde os primeiros minutos, tentando aproveitar todo o tempo possível para subir na tabela. Além disso, havia a possibilidade de a chuva incomodar, o que incentivou todos a tentarem voltas boas.

Se na sessão da manhã o primeiro tempo cronometrado foi marcado apenas depois da marca de 30 minutos, à tarde bastaram três. Sergio Pérez foi o responsável pela primeira passagem rápida — ou nem tanto: 1min37s308.

Chegada a metade do segundo treino, a McLaren já havia assumido as primeiras posições. Hamilton tinha a primeira colocação e Button vinha logo atrás, seguido de perto por Massa. Pouco depois, Rosberg subiu para segundo, derrubando Jenson.

Primeiro a entrar com pneus macios, Michael Schumacher tomou a ponta com 1min26s590, àquele momento o melhor tempo do dia. A liderança do alemão durou 16 minutos, quando Button reduziu em 0s4 a volta do heptacampeão.

Este período de Jenson na frente foi ainda menor: apenas dois minutos e Hamilton alcançou o topo da tabela de tempos, baixando da barreira de 1min26s ao fazer 1min25s986. Quatro minutos depois, Button deu o troco: 1min25s854.

A sorte do inglês campeão em 2009 foi que sua volta foi conquistada apenas dois minutos antes de o 'modo corrida' do sistema da asa traseira entrar em vigor. Os tempos, então, começaram a subir muito, tornando impossível a quebra da marca de Jenson.

A única atração da última meia hora da sessão foi a Hispania, que mandou Vitantonio Liuzzi à pista faltando dois minutos para o fim. O italiano deu apenas uma volta lenta para saber se as questões básicas do carro estavam funcionando, antes de voltar aos boxes.

Fonte: IG esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário