sexta-feira, 28 de abril de 2017

Repúdio: Para Geraldo Melo, Igreja alinhou-se às forças que criaram a crise atual do Brasil

Ex-governador criticou posicionamento de líderes da Igreja em relação aos protestos marcados para esta sexta contra as reformas trabalhista e previdenciária

Da redação com AGORA RN















O ex-governador e ex-senador potiguar Geraldo Melo utilizou as redes sociais para repudiar o apoio de lideranças da Igreja Católica à manifestação programada para esta sexta-feira 28 em todo o país. A declaração foi interpretada como uma clara resposta à mensagem divulgada pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha, que convocou os fiéis para o ato contrário às reformas na Previdência e na legislação trabalhista.

No texto, divulgado em sua página no Facebook, Geraldo afirmou que estava “profundamente decepcionado” com a postura adotada pela Igreja. Ao repudiar a convocação para o protesto contra as reformas, o ex-governador citou o “constrangedor silêncio” das lideranças católicas quando vieram à tona casos de corrupção.

Geraldo condenou a falta de posicionamento da Igreja “quando explodiu a ladroeira criminosa que destruiu a Petrobras” – que, segundo ele, “derrubou a credibilidade internacional do Brasil e desempregou os brasileiros para que um grupo enriquecesse”. “A Igreja vem agora alinhar-se às forças que criaram a crise atual do Brasil e a que ela protegeu com o seu silêncio. Dói muito ver isso”, postou o ex-governador.

O posicionamento de Geraldo é mais uma repercussão negativa à mensagem do condutor da Arquidiocese de Natal. Na terça-feira 25, Dom Jaime afirmou que o atual momento é “bastante grave” e que, por isso, “requer a participação e o empenho de toda a população”. “Diante do processo de reformas, devemos nos posicionar. As reformas estão sendo impostas a todo o povo sem que o povo seja ouvido, sem um diálogo justo e que toda a nação concorde”, ressalta o arcebispo.

Ainda na mensagem, o sacerdote conclama os fiéis da Igreja Católica a participarem, “sem radicalismo, de maneira pacífica e ordeira”, dos atos programados para a próxima sexta-feira 28 em todo o país.

Em Natal, a manifestação contra as reformas deve se concentrar a partir das 15h no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho, no Tirol. A expectativa é que haja grande adesão de movimentos sociais e categorias profissionais diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário