sexta-feira, 15 de abril de 2022

Iniciativa de shopping em Natal transforma restos de comida da praça de alimentação em adubo

Mais de oito toneladas de rejeitos orgânicos já foram reciclados desde 2021. Resíduos produzidos no empreendimento são alvo de estudo da Escola Agrícola de Jundiaí, da UFRN.

Da redação
Por g1 RN


Um shopping em Natal está transformando os "restos" de comida que ficam nos pratos dos clientes na praça de alimentação, e que antes iam para o lixo comum, em adubo.

O novo produto, originado dos resíduos, passou a ser vendido recentemente aos clientes e a renda destinada a novos projetos focados em educação ambiental.

A iniciativa, que acontece desde antes da pandemia, é do Natal Shopping com a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), que recebe semanalmente os resíduos.

O material também é utilizado como objeto de pesquisas pelos alunos e a ação já foi tema de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado.

Apenas em 2021, essa iniciativa foi responsável pela reciclagem de 6 toneladas de resíduo orgânico. De janeiro a março deste ano, já foram outras 2,5 toneladas.


Ele explica que a ideia do projeto é dar a destinação correta a esses restos de alimentos e que isso, de forma prática, tem contribuído na área acadêmica.

“Todos os alimentos são gerados no solo e na hora do descarte, é para lá que eles devem voltar, mas o que geralmente acontece é que esse resíduo vai para um aterro sanitário ou pior, um lixão", diz.

"Nesse projeto com o Natal Shopping, estamos dando o destino adequado a esse lixo orgânico, fechando um ciclo de forma ímpar: com um projeto de importância acadêmica, permitindo aos alunos observar de perto todo processo de compostagem, e ainda trazendo frutos para a sociedade”.

O adubo orgânico produzido com os restos da praça de alimentação pode ser encontrado no espaço Sustentabilidade Transforma, inaugurado há quatro meses no shopping.

'Ajudar o planeta'

Os clientes que frequentam a praça de alimentação do centro comercial elogiam a iniciativa, como é o caso da estudante de fisioterapia, Ingrid Pitombeira e o arquiteto Alef Almeida.

“É muito boa e necessária essa iniciativa, não são todos os lugares que têm essa preocupação de transformar o lixo em algo útil, pensar em uma forma de diminuir a poluição e ajudar o planeta”.
Ingrid conta que também faz a separação do resíduo orgânico dos recicláveis em casa e gostou de saber que na praça de alimentação existe um Ecoponto onde também pode descartar corretamente garrafas de plástico, latas, papelão, lixo eletrônico e óleo de cozinha usado.

No caso do óleo de cozinha, ele é transformado em sabão artesanal pelas mulheres da Associação de Idosos Julieta Barros, da zona Norte de Natal, e também voltará para as prateleiras do espaço Sustentabilidade Transforma para ser vendido, com renda revertida para as artesãs.


Mais reciclados

No ano passado, 18% dos resíduos do shopping - como papel, plástico, metais e orgânicos - foram destinados a cooperativas e associações de reciclagem. Em 2022, o objetivo é alcançar 25%.

Para isso, o empreendimento tem adotado outras medidas, como diminuir a produção de lixo, reutilizar a água, destinar corretamente lâmpadas fluorescentes, adotar modelos de LED para diminuir o consumo de energia, assim como o uso de claraboias para aproveitar a luz solar durante o dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário