quarta-feira, 4 de abril de 2012

Fafá descarta renúncia e sugere Cláudia Regina

Anna Ruth Dantas - repórter

A sucessão na cidade de Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do Estado, entra na fase de definição do candidato a prefeito pelo grupo da governadora Rosalba Ciarlini. No cenário eleitoral um movimento de contradição entre duas das principais líderes. A prefeita Fafá Rosado afirmou que "tudo leva a crer" que a candidata do grupo será a vereadora Cláudia Regina (DEM). Embora pondere que o anúncio será feito pela governadora, a gestora mossoroense descarta o nome da vice-prefeita Ruth Ciarlini (já que ela só poderia ser candidata se a própria Fafá renunciasse) e cita como postulantes ao pleito de 2012 pelo Democratas os vereadores Chico da Prefeitura e Cláudia Regina. A prefeita ponderou que Chico estaria inelegível porque teve as contas referentes ao pleito 2010 desaprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral. "Com isso, tudo leva a crer que a candidata será Cláudia Regina", disse Fafá Rosado, ontem a tarde, enquanto aguardava a chegada da governadora no Aeroporto Dix-Sept Rosado.

Júnior Santos
Fafá Rosado avisa que não vai antecipar a saída do cargo para que Ruth Ciarlini fique com o mandato

Enquanto isso, a governadora Rosalba Ciarlini demonstra que ainda espera contar com a renúncia de Fafá Rosado para viabilizar a irmã como candidata ao pleito municipal. Ao desembarcar em Mossoró, a chefe do Executivo foi reticente ao comentar a declaração de Fafá Rosado, que momentos antes havia descartado a renúncia do Executivo mossoroense. Rosalba disse que a prefeita não é candidata, portanto, o prazo de desincompatibilização não seria necessário. "A prefeita Fafá teria necessidade de renunciar se fosse candidata a alguma coisa, é assim que diz a Constituição. Ela (Fafá Rosado) continua no mandato até o dia que se decidir, porque ela não será candidata", disse Rosalba Ciarlini.

Questionada sobre a declaração da prefeita Fafá Rosado enaltecendo a possibilidade de Cláudia Regina ser candidata a prefeita, Rosalba Ciarlini evitou confirmar qualquer informação. Ela disse apenas que assim como a vereadora do DEM, "o grupo tem outros bons nomes". E quando será anunciado o candidato do grupo rosalbista à Prefeitura de Mossoró? "Vamos primeiro rezar muito na Semana Santa", disse a governadora, que ontem cumpriu agenda administrativa na cidade de Baraúna.

Enquanto Rosalba Ciarlini se mostra reticente a qualquer confirmação de candidatura em Mossoró, o movimento da prefeita Fafá é exatamente o inverso. Ela não esconde a predileção pelo nome da vereadora Cláudia Regina. "Chico da Prefeitura é uma pessoa que tem serviço prestado na nossa cidade, homem popular, aceitabilidade grande na cidade de Mossoró, mas está inelegível, então, realmente, tudo leva a crer que o nome será o de Cláudia Regina. Se for será o grande nome para disputar e vencer eleição de 2012", ressaltou.

A decisão de Fafá Rosado de não renunciar à Prefeitura está tão afirmativa que quando cita os nomes possíveis para disputar o Executivo pelo grupo ela lista apenas Cláudia Regina e Chico da Prefeitura, fazendo a referência de que esse último está impedido por lei. "Realmente os nomes cada um tem sua peculiaridade e o de Cláudia agrega todos os itens para ser candidata", ressaltou.

A gestora mossoroense explicou que a decisão de não renunciar ao cargo foi tomada em comum acordo com o marido, o deputado estadual Leonardo Nogueira, e os líderes do Democratas, a governadora Rosalba Ciarlini, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado, o senador José Agripino Maia e o deputado federal Betinho Rosado. "É muito bom quando a gente não é radical na decisão, procurei ouvir as pessoas mais carentes e as pessoas que podem decidir na cúpula do partido e do grupo. O nosso agrupamento foi favorável a nossa ideia de dar continuidade a nossa administração", comentou Fafá Rosado.

Vereadora afirma estar surpresa

A vereadora Cláudia Regina (DEM), apontada pela prefeita Fafá Rosado como o provável nome para disputar a Prefeitura de Mossoró, disse estar surpresa com a declaração da gestora e foi cautelosa ao afirmar que aguarda o comunicado oficial da governadora Rosalba Ciarlini e o ex-deputado Carlos Augusto Rosado, que é presidente municipal do DEM em Mossoró.

"Fico feliz que a prefeita tenha declarado isso, mas continuo aguardando o comunicado oficial e ele (o comunicado) se dará através da governadora Rosalba e do presidente do diretório municipal, Carlos Augusto", disse Cláudia Regina.

Sobre a declaração da prefeita Fafá Rosado, a vereadora do DEM afirmou estar surpresa. "Recebi com surpresa (a declaração da prefeita afirmando que 'tudo leva a crer que Cláudia Regina será a candidata do grupo'), compreendo que esse anúncio deve se dar de forma oficial através da governadora que é autoridade máxima do partido e vamos aguardar. A prefeita externou uma opinião, uma atenção sobre como ela está vendo o contexto geral", disse.

Com a sinalização de Fafá Rosado para o nome de Cláudia Regina como candidata do grupo, a chapa passa a ter possibilidade de dois vices. O ex-secretário municipal de Urbanismo, Alex Moacir, filiado ao PMDB e sobrinho afim de Fafá Rosado, e a vice-prefeita, Ruth Ciarlini, irmã da governadora.

"Tenho bem querer por todos dois, a chapa ideal é a que levará a vitória e continuará o projeto do desenvolvimento de Mossoró que começou com Rosalba e continuou com Fafá", disse Cláudia Regina, quando questionada sobre quem preferia como vice.

PT reafirma candidatura em Natal

Ricardo Araújo
- repórter

Com candidato próprio ao pleito municipal de 2012, representantes do Partido dos Trabalhadores, negam qualquer discussão em curso relacionada à aproximação com o Partido Socialista Brasileiro (PSB) para o pleito deste ano em Natal. A intenção da aliança seria a formação de um bloco único de apoio ao candidato de um dos partidos que ocupar a melhor posição nas pesquisas de intenção de voto. Sejam eles candidatos já oficializados pelas legendas ou com o lançamento de nome sob análise.

O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Natal pelo PT, Fernando Mineiro, descarta a possibilidade do diálogo da sua legenda com o PSB. Nacionalmente, as negociações foram deflagradas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente nacional dos socialistas, Eduardo Campos. Mas Mineiro diz não haver intenção destas articulações chegarem ao Rio Grande do Norte.

"Eu achei estranho terem incluído Natal nas negociações. Aliás, Natal não estará neste rol de negociações", afirmou o deputado estadual pelo PT, Fernando Mineiro. Ele comentou que as discussões acerca de uma possível aproximação com o PSB não chegaram no diretório do seu partido em Natal. "No primeiro turno, nós teremos candidatura própria. A possível aproximação poderá ocorrer à luz do resultado do primeiro turno", esclareceu. O deputado estadual reiterou que sua candidatura à Prefeitura de Natal está mantida.

De acordo com as últimas pesquisas publicadas em relação ao pleito municipal, o candidato oficial do Partido dos Trabalhadores aparece em quarto lugar nas intenções de voto. Ainda sem candidatura oficializada, a presidenta do PSB no Rio Grande do Norte, Wilma Maria de Faria, desponta em segundo lugar nas pesquisas. Caso o critério de aliança entre os partidos fosse aplicado localmente no primeiro turno, Fernando Mineiro teria que abdicar do seu pleito em favor do de Wilma de Faria, que deverá ser confirmado ainda esta semana. A ex-governadora foi procurada para comentar o caso, mas não respondeu ou retornou às tentativas de contato telefônico.

A líder do PSB na Assembleia Legislativa, deputada Márcia Maia, disse que seu partido e o PT são articulados e formam a base de apoio ao governo da presidenta Dilma Rousseff. Sobre a aproximação defendida por Lula e Eduardo Campos, a deputada disse que "vê com uma certa naturalidade".

*Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário