quinta-feira, 5 de abril de 2012

Rosalba faz reunião para discutir falta de chuvas

Diante do quadro de seca que se apresenta no interior do Estado, com perdas das lavouras de sequeiro e o volume de água dos açudes caminhando para o fim, a governadora Rosalba Ciarlini convocou para hoje uma reunião com a Defesa Civil, Secretaria Agricultura, Emater, Emparn, Idarn, Secretaria dos Recursos Hídricos e dirigentes das federações ligadas à agricultura. Também foi convidada a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

Relatório elaborado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) mostra que as chuvas neste período do ano estão abaixo do normal em 139 (83%) municípios do Rio Grande do Norte, dos quais 71 abastecidos pela Operação Pipa.

"A não ser em algumas localidades da faixa litorânea Leste e das regiões do Médio e Alto Oeste, no restante do Estado, março apresentou um quadro de "seca", comprometendo as atividades da agricultura de sequeiro e da pecuária", informa o relatório da Emparn, feito a pedido da Secretaria de Agricultura diante das críticas de que a situação estava se agravando no interior e o governo não tomava providências. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura informou ontem que as perdas dos agricultores familiares eram totais.

De acordo com a Emparn, "a falta de chuva durante em março foi causada pela presença de um bloqueio que se estabeleceu sobre a Região Nordeste, impedindo a formação de chuvas pelo Sistema Meteorológico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)."

No início desta semana, segundo publicou a TN, os meteorologistas informaram que as mudanças nas variantes climáticas sinalizavam abertura de uma "janela" para chuvas no sertão potiguar nos próximos dias.

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado Vivaldo Costa fez um relato das dificuldades enfrentadas pelos agricultores da região Seridó, onde a água para abastecimento humano e também para matar a sede dos animais está chegando ao fim. "A situação é irreversível. O inverno que estava programado pelos meteorologistas não chegou e no Seridó a situação está uma lástima", disse Vivaldo.

TENDÊNCIA

Segundo o relatório da Emparn que será usado como guia para a reunião de hoje da governadora com auxiliares e entidades ligadas ao agronegócio, há um alento para o mês de abril. "Foi observada uma melhora nas condições do Oceano Atlântico no tocante à temperatura das águas superficiais desse oceano. Essa melhora indica que para o mês de abril a condição de ocorrência de chuvas na região semiárida terá uma melhora em relação ao mês de março de 2012, e que deverão ocorrer chuvas em torno da normalidade, que em valores significa índices próximos dos 200 mm em média, mas com grande variabilidade temporal e espacial."

Para a região litorânea, onde o inverno chega a partir da segunda quinzena de maio, a Emparn prevê que chuvas deverão ficar próximas da normalidade. "Alertamos também para a ocorrência de eventos com chuvas intensas devido às boas condições de vento e temperatura das águas do oceano Atlântico Sul. Por isso, o acompanhamento da previsão do tempo se faz necessário."

*Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário