domingo, 1 de abril de 2012

Missão que receberá reféns colombianos viaja ao Brasil

Luis Robayo

Uma comissão humanitária que, entre segunda e quarta-feira, espera receber 10 reféns colombianos que a guerrilha das FARC se comprometeu a libertar, viajou sábado ao município brasileiro de São Gabriel da Cachoeira, onde estão os helicópteros que participarão da operação.

A delegação humanitária partiu de Bogotá ao município brasileiro aproximadamente às 15H50 locais (20H50 GMT), confirmou a porta-voz do CICV María Cristina Rivera.

A missão é formada por três membros da ONG Colombianas e Colombianos pela Paz que medeia a libertação, liderados pela ex-senadora Piedad Córdoba, e dois membros do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), disse a ex-congressista a jornalistas antes de partir para o Brasil.

Segundo Córdoba, "a comissão passará a noite de sábado em São Gabriel da Cachoeira, onde será realizada uma reunião de coordenação", e na manhã de domingo viajará nos helicópteros brasileiros à cidade colombiana de Villavicencio (110 km ao sul de Bogotá).

De acordo com a ex-senadora, que em ocasiões anteriores interveio na libertação de outros sequestrados das FARC, a previsão é de que na segunda-feira de manhã, a comissão parta de Villavicencio para algum lugar das selvas colombianas em busca de um primeiro grupo de reféns.

Na terça-feira o grupo descansará e no dia seguinte voltará a sair em busca de um segundo grupo de sequestrados, acrescentou Córdoba.

© Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário