quarta-feira, 4 de abril de 2012

Morre a médica mais velha do mundo, aos 114 anos; pediatra exerceu profissão por 70 anos

Do UOL, em São Paulo

Leila Denmark amava cuidar de bebês e crianças

Leila Denmark, a médica mais velha do mundo, morreu no domingo aos 114 anos em sua casa em Athens, no Estado americano de Georgia.

Aposentada aos 103 anos, Leila havia exercido a profissão por 70 anos e havia sido a primeira médica residente do hospital pediátrico Henrietta Egleston, inaugurado em 1928 em Atlanta, capital da Georgia, informou o neto dela, Steven Hutcherson. Também foi ela quem admitiu o primeiro paciente no hospital.

A paixão de Leila era cuidar de crianças. Quando atendia, costumava perguntar quem era o “próximo anjinho”, continuou Hutcherson. Ela começou a exercer a pediatria na sua própria casa em Atlanta, em 1931, e seguiu na profissão até a aposentadoria, em 2001. Nesse ano, ganhou uma distinção por ser a médica com maior tempo de prática, de acordo com Robert Young, do Guinness Book, o livro dos recordes. A americana também era a quarta pessoa mais velha do mundo.

Durante toda a carreira, Leila sempre morou perto de seu consultório, para que crianças e pais não tivessem dificuldade quando precisassem aparecer em momentos de necessidade. “Ela passava o tempo que fosse preciso para curar o bebê”, disse Hutcherson.

Leila também tratou algumas das crianças mais pobres de Atlanta como voluntária em uma clínica pediátrica presbiteriana, afirmou Mary Hutcherson, filha dela. Milhares de trabalhadores que não tinham outra forma de tratar seus filhos os levavam para a clínica.

A médica amava seu trabalho como voluntária, assim como atender em sua casa, disse Mary. Para ela, era um desafio cuidar de crianças em uma Atlanta industrial e poluída da era pós-Depressão de 1929.

De acordo com a família, alimentação correta e amor ao trabalho foram a chave para sua vida longa. “Ela simplesmente amava a prática da medicina, mais que tudo no mundo”, reiterou outro neto, dr. James Hutcherson. “Ela nunca se referiu à medicina como trabalho.”

Leila recebeu diversos prêmios e distinções pelo seu trabalho. O funeral da médica – que deixa uma filha, dois netos e dois bisnetos – será realizado nesta quinta, em Athens.

As informações são do jornal "Daily Mail".

*UOL.Notícias Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário