sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Neymar, Marcelo e Tite na lista de melhores do mundo

Da redação com Tribuna do Norte

Zurique (AE) - A Fifa anunciou ontem a lista de 24 candidatos ao prêmio de melhor jogador do mundo e apontou dois brasileiros entre os indicados: o lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, e o atacante Neymar, que recentemente trocou o Barcelona pelo Paris Saint-Germain.

Marcelo foi um dos destaques do Real Madrid que dominou o futebol europeu na última temporada, tendo vencido o Campeonato Espanhol e a Liga dos Campeões. Já Neymar também era um dos principais jogadores do Barcelona, até ser vendido ao Paris Saint-Germain nas últimas semanas, na maior transação da história do futebol. Além disso, ambos são titulares absolutos da seleção brasileira comandada pelo técnico Tite e já classificada à Copa do Mundo de 2018, na Rússia.
Desta relação de 24 nomes, definida por uma comissão da Fifa, vão sair os três finalistas da premiação. Eles serão determinados através dos votos de treinadores de seleções nacionais, seus capitães, jornalistas e torcedores. A votação se encerrará em 7 de setembro.

Esta será a segunda edição da premiação desde que a Fifa decidiu romper o acordo com a revista France Football, passando a denominá-lo como "The Best", sendo que o português Cristiano Ronaldo venceu a votação de 2016 e está novamente entre os indicados, sendo o favorito a ganhá-la, principalmente após liderar o Real Madrid aos títulos da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol na última temporada.

A premiação da Fifa foi reformulada e agora premia o melhor jogador da temporada. Por isso, a entidade pede para os eleitores levarem em consideração o desempenho dos atletas entre o período de 20 de novembro de 2016 e 6 de agosto. Os três candidatos a melhor jogador do mundo, assim como os dos outros prêmios distribuídos pela Fifa, serão anunciados no próximo mês. A cerimônia de entrega está agendada para 23 de outubro, em Londres.

Tite
Decisivo para a seleção brasileira se classificar antecipadamente à Copa do Mundo de 2018, Tite teve o seu bom começo à frente da equipe nacional reconhecido pela Fifa nesta quinta-feira, quando foi um dos 12 nomes indicados ao prêmio de melhor técnico do mundo.

Tite está à frente da seleção brasileira desde junho de 2016 e, neste período, registrou 100% de aproveitamento nas Eliminatórias para a Copa, com oito vitórias. Além disso, disputou três amistosos, com dois triunfos e um empate. E este desempenho levou o Brasil a assumir a liderança do ranking de seleções da Fifa.

Agora, então, ele foi incluído entre os 12 indicados ao prêmio de melhor técnico do mundo por uma comissão da Fifa. Mas ele terá adversários que também realizaram grandes trabalhos nos últimos meses na disputa pela honraria, caso, principalmente, de Zinedine Zidane, campeão espanhol e da Liga dos Campeões pelo Real Madrid na última temporada.

A relação também conta com os italianos Massimiliano Allegri, campeão italiano e vice da Liga dos Campeões pela Juventus, Carlo Ancelotti, campeão alemão pelo Bayern de Munique, e Antonio Conte, campeão inglês pelo Chelsea. Os espanhóis Luis Enrique, que deixou o Barcelona ao término da última temporada, e Pep Guardiola, do Manchester City, foram outros indicados.

A lista também conta com os portugueses Leonardo Jardim, campeão francês pelo Monaco, e José Mourinho, campeão da Liga Europa pelo Manchester United. E a lista é completada pelos argentinos Mauricio Pochettino, do Tottenham, e Diego Simeone, do Atlético de Madrid, e por Joachim Löw, da Alemanha.

Sem brasileiras
A Fifa também apontou as indicadas ao prêmio de melhor jogadora do mundo. E o Brasil não tem nenhuma concorrente em uma premiação que foi dominada por vários anos pela craque Marta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário