sábado, 11 de junho de 2011

Grupo do RN se apresentará na Suíça

O grupo de ginástica do complexo esportivo da Escola Doméstica e do Colégio Henrique Castriciano se prepara para participar da Gymnaestrada Mundial, considerado como o maior evento desportivo de caráter mundial de uma só modalidade. O Festival organizado pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) ocorre a cada quatro anos e dessa vez terá como palco a cidade de Lausanne, na Suíça, que receberá 22 mil atletas de 60 nações. As apresentações vão ocorrer entre os dias 10 e 16 de julho.

Júnior Santos
Roberta Dantas se esforça para conseguir recursos para viagem

Roberta Dantas se esforça para conseguir recursos para viagem
Para se ter uma ideia da grandiosidade do evento, o festival consegue reunir mais que o dobro dos participantes dos Jogos Olímpicos. Organizado desde 1953, ele é totalmente ausente de competição, tratando-se de um espetáculo meramente de apresentação e que percorre vários países.

A responsável pelo grupo potiguar será a professora Roberta Dantas, que vem trabalhando com uma equipe de 17 atletas, na finalidade de realizar uma bonita apresentação no Velho Continente. Porém, a preocupação com a parte técnica se divide com a de solucionar os problemas financeiros para definir a viagem do grupo, que deixará Natal no dia 8 de julho com o retorno previsto para o dia 18. As reservas já estão feitas, mas falta levantar parte dos recursos para confirmar a participação de todos as atletas, o que segundo Roberta deve girar em torno de R$ 8 mil.

Para tanto, com o auxílio do complexo ED-HC, as meninas da equipe se envolveram em vários tipos de atividades paralelas no sentido de arrecadar dinheiro. O cálculo realizado é que a despesa de cada membro do grupo deverá ser de R$ 6 mil. Diante do desafio foram organizados shows, apresentações, rifas, bingos e a instalação de barracas nas festas do colégio. Além disso, a direção da escola cedeu espaço para implantação de um quiosque de café suíço, responsável por grande parte dos recursos arrecadados até aqui.

"Essa loja de café suíço nos rendeu um bom lucro, com ela conseguimos dinheiro suficiente para arcar com a despesas de boa parte da equipe. Mas duas de nossas melhores atletas correm o risco de não levantar o patrocínio necessário. As alunas que têm família num nível economicamente mais alto que as outras, chegaram a ajudar algumas colegas, mas ainda não foi suficiente. A empresa me disse que só consegue segurar a reserva até o fim dessa semana e temo não poder levar a equipe completa", ressaltou Roberta.

O grupo não é o primeiro a representar o RN no festival de ginástica, uma equipe da terceira idade do IFRN (Grupo Balançarte) participou da edição realizada na Austrália.

*TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário