quinta-feira, 12 de março de 2020

Visita do Presidente: Jair Bolsonaro tem programação em Mossoró hoje, 12.

Da redação
Fonte: Tribuna do Norte
O presidente da República, Jair Bolsonaro, deve cumprir agenda oficial em Mossoró, a partir das 16 horas de hoje, com os ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional, Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e Tereza Cristina Dias (Agricultura). A governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT), a prefeita do município, Rosalba Ciarlini (PP), e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), também devem acompanhar a programação do presidente.

Com isso, Jair Bolsonaro faz sua primeira visita oficial ao Rio Grande do Norte, com agenda em Mossoró, onde ganhou as eleições no primeiro turno, mas perdeu no segundo turno, em 2018. O presidente da República deve anunciar, na ocasião, medidas para a economia estadual, durante programação no Hotel Thermas, localizado na avenida Lauro Monte, 2001, bairro Santo Antônio. Além disso, vai entregar equipamento para a segurança pública.

Devem participar da recepção ao presidente Jair Bolsonoro parlamentares do Rio Grande do Norte que integram bancada do governo em Brasília, como os deputados federais General Girão (PSL), Fábio Faria (PSD) e Beto Rosado (PP).

Também estará na comitiva presidencial o secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior, que informou, para esse programação em Mossoró, a entrega de licenças para a pesca do atum em águas internacionais do Brasil, associada a cardumes. Ele informava, na quinta-feira (06), na live semanal do presidente no Youtube, “que há 30 anos os pescadores aguardam por regularização de embarcações empregadas na pesca do atum”.

Rio Grande do Norte e o Ceará são os principais estados do Nordeste que atuam na atividade pesqueira de atum, cujas embarcações estavam atuando com licenças temporárias junto à Comissão Internacional para Conservação do Atum no Atlântico (Iccat).

Dados da Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte (Faern), a frota que atua no estado é composta por 120 embarcações atuneiras de porte médio. A pesca de atum é importante fonte de divisas e o Brasil precisa recuperar o tempo perdido e fazer este setor produtivo caminhar.

Também está previsto que o presidente presidente Bolsonaro pode anunciar a permissão para a importação de matrizes de genética de camarão, que vinha sendo reivindicado pelos setor da carcinicultura, através do presidente da Associação Norteriograndense de Criadores de Camarão (ANCC

O deputado General Girão (PSL-RN) acompanhará a comitiva do presidente e diz que não ter dúvida, de que o “o Nordeste, hoje, é um celeiro promissor para o Brasil poder alavancar e voltar a ocupar lugar de destaque no cenário internacional".

Coordenador da bancada federal do Nordeste, o deputado Júlio Cesar (PSD-PI) avalia que uma das ações "mais simpáticas" foi a escolha de Rogério Marinho para o Ministério do Desenvolvimento Regional.

Rogério Marinho convidou lideranças da região para reuniões nesta semana, em Brasília. O objetivo é discutir "interação" e "articulação" entre governo e sociedade civil para "potencializar o desenvolvimento" dos Estados da região. Potiguar, Marinho foi nomeado pelo presidente para o cargo em aceno aos nordestinos. Há pouco tempo no cargo - Marinho substituiu Gustavo Canuto no Desenvolvimento Regional em fevereiro -, o novo ministro terá reuniões de trabalho com agências governamentais que lidam especificamente com assuntos de interesse do Nordeste. Os compromissos farão parte da "Semana + Nordeste", que acontece até o dia 14 deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário