quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Operação contra desvio de energia recupera 3,5 milhões de kwh no RN e mais três estados

Doze pessoas foram conduzidas à delegacia nesta terça-feira (15). Ação foi desencadeada por denúncias também na Bahia, Pernambuco e Mato Grosso do Sul.

Da redação
Fonte: G1 RN
Uma operação de combate a fraudes e furtos de energia elétrica recuperou cerca de 3,5 milhões quilowatts-hora (kWh) de energia no Rio Grande do Norte, na Bahia, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (15). Ao todo, 12 pessoas foram levadas à delegacia. Segundo a empresa Neoenergia, controladora de companhias de energias nesses estados, foi a maior ação do tipo já realizada no Brasil.

A operação contra desvios milionários de energia elétrica mobilizou as polícias dos quatro estados, que foram a 23 endereços denunciados. A investigação foi desencadeada a partir de denúncias apresentadas pelas distribuidoras da Neoenergia. Segundo a empresa, o montante recuperado seria suficiente para abastecer por 30 dias uma cidade como Goianinha, com quase 27 mil habitantes, na região metropolitana de Natal.

A operação simultânea nos quatro estados teve como foco principal uma indústria do ramo de laticínio, bares, fábricas de cerâmica, comércios e propriedades rurais. Mais de 50 policiais participaram da ação e as irregularidades foram constatadas por peritos de criminalísticas. Furto de energia é crime no Brasil e a pena para o responsável pode chegar a oito anos de reclusão.

No Rio Grande do Norte, equipes técnicas da Cosern, com apoio da Polícia Militar, identificaram e desativaram ligações clandestinas de energia elétrica em uma fazenda de beneficiamento de leite localizada no Sítio Fechado, zona rural de Florânia, na região do Seridó, e em bares da praia de Genipabu, no município de Extremoz, na Grande Natal. Em Genipabu, três pessoas foram levadas para prestar depoimentos na delegacia de Extremoz. Na ação de Florânia, uma pessoa foi encaminhada à delegacia da cidade.
Desde janeiro, a Cosern já realizou 49.449 inspeções e identificou e desativou 877 ligações clandestinas com a “Operação Varredura”. O volume de energia recuperado pela distribuidora seria suficiente para abastecer, por exemplo, os municípios de Extremoz e São Gonçalo do Amarante, juntos, durante 30 dias (cerca de 130 mil pessoas). Em 2019, 14 pessoas foram presas pela polícia praticando furto de energia em todo estado.

Na Bahia, peritos criminais e agentes da Polícia Civil do Estado identificaram, com o apoio técnico da Neoenergia, furto de energia em 12 propriedades como grandes fazendas de irrigação e plantação de café e cultivo de camarão nos municípios de Juazeiro, Valença, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso e Senhor do Bomfim.

As equipes desativaram redes elétricas construídas clandestinamente e recuperaram 2,3 milhões de kWh de energia, equivalente ao consumo de energia de 20.000 residências durante um mês inteiro. Cinco pessoas foram autuadas em flagrante e encaminhadas à delegacia.

Na ação realizada em Pernambuco, a perícia identificou desvio de energia em uma fábrica de artefatos cerâmicos, na cidade de Lagoa de Itaenga. O consumo que deixou de ser medido e foi recuperado seria suficiente para abastecer mais de 5.400 residências por um mês. No ato da inspeção, o proprietário da fábrica foi abordado pela Polícia Civil e flagrado com a posse ilegal de duas armas de fogo, sendo autuado em flagrante pelos crimes de furto de energia e posse ilegal de armas.

Na operação do Mato Grosso do Sul, foram identificadas cinco fraudes em três fábricas de cerâmicas e em dois comércios da cidade de Brasilândia. A ação recuperou 450.000 kWh, energia suficiente para abastecer 2.620 residências durante um mês. Três pessoas foram presas em flagrante.

Segundo a companhia, além de crime, os gatos de energia representam risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também pode provocar "perturbações" no fornecimento de energia da região e queima de eletrodomésticos dos vizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário