domingo, 11 de março de 2012

Natal sob inspeção da Fifa e do COL

Depois de sofrer criticas do próprio secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, reclamando do atraso nas obras da Arena das Dunas, a cidade de Natal vai passar pela mais completa vistoria oficial de técnicos da Federação Internacional de Futebol amanhã. Os técnicos do Comitê Organizador Local (LOC) da Copa de 2014 e integrantes da própria Fifa vão passar um dia inteiro na cidade levantando diversos aspectos dos projetos que estão sendo realizados na capital potiguar para receber o maior evento esportivo do mundo.

Acompanhados por representantes da prefeitura e do estado, os cerca de 40 técnicos farão o monitoramento que envolve a checagem de segurança, esquema especial de tráfego, orientadores de público, área de exposição dos afiliados comerciais, tendas de hospitalidade, estrutura para a TV e mídia, entre outros aspectos importantes para a realização dos jogos. O objetivo deles é o de levantar como será realizado para adequar o projeto natalense as normas internacionais exigidas para competições da Fifa.

A visita integra um programa de vistorias realizado em todas as sedes do evento e conta com representantes de diversas áreas das entidades envolvidas com a Copa, como mídia, transporte, segurança, telecomunicações, entre outros.

DivulgaçãoNatal vai passar pela mais completa vistoria oficial de técnicos da Fifa na segunda-feira

O diretor executivo de Operações e Competições do COL, Ricardo Trade, e o diretor do escritório da FIFA no Brasil, Fúlvio Danilas, ressaltaram que o objetivo da inspeção é avaliar o planejamento da operação do estádio para os dias de jogos. "Ao visitar os locais é possível ter uma perspectiva melhor entre espaço e distância", comentou Danilas.

A comitiva de especialistas da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL), que realiza a segunda etapa de vistorias nos estádios da Copa do Mundo da FIFA 2014, esteve na Arena da Baixada, em Curitiba, essa foi a terceira sede visitada, antes os técnicos já haviam vistoriados o andamentos das obras em São Paulo e Porto Alegre. Na sexta a equipe esteve em Cuiabá, de onde seguiu para Manaus. A segunda rodada oficial de inspeções será encerrada amanhã na capital potiguar.

No primeiro cinclo de inspeção ocorreu em setembro de 2011, quando os integrantes da Fifa deram prioridade as cidades escolhidas para receber jogos da Copa das Confederações, marcada para junho de 2013. No roteiro estavam Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro - e nas duas pendentes: Recife e Salvador.

Em janeiro desse ano, o secretário-geral da entidade internacional, Jérôme Valcke, também realizou visitas oficiais a São Paulo, Salvador e Fortaleza, cidades candidatas a receber o sorteio oficial dos grupos para disputa da Copa das Confederações.

O foco principal dessa visita será mesmo os trabalhos na Arena das Dunas. O projeto natalense já está sob monitoramento especial da Fifa por ter sido, junto com São Paulo, os últimos a serem iniciados e se encontram em defasagem em relação aos demais palcos que estão sendo reformados ou construídos para receber os jogos de 2014. Atualmente cerca de 500 pessoas trabalham na construção da arena, que segundo os engenheiros do consórcio responsável pelo projeto, atingiu 22% da obra total.

A chegada da comitiva será no Aeroporto Augusto Severo, que deverá receber 16,4 milhões para uma obra de reforma e ampliação. Saindo de lá, osinspetores entram na BR-101, que tem projeto de intervenção com conclusão prevista para agosto deste ano. No trabalho que está em curso, haverá a construção de marginais e mudanças significativas em cinco locais, incluindo o entorno do aeroporto internacional.

Oferecendo um novo traçado, as principais mudanças serão nas proximidades do Sam's Club, em Neópolis; proximidades do do antigo posto Senador; em frente ao conjunto Cidade Satélite; próximo ao bairro de Emaús, além da entrada do Augusto Severo. A expectativa é que a medida contribua para a melhoria do tráfego nos horários de pico.

Por dia, circulam pela BR-101 mais de 60 mil veículos. Trechos próximo às entradas para Cidade Satélite e à avenida Maria Lacerda, em Nova Parnamirim, têm horários críticos e que apresentam congestionamento diários. Além do fluxo lento, outro problema está relacionado aos atropelamentos na região. Há a previsão de reformas das passarelas já existem e estudos quanto à necessidade de novas passarelas. Porém, de momento, o que há de definido é a obra nas marginais da via.

Acesso ao parque hoteleiro sofrerá reformulação

Uma via expressa de 4,1 km, com doze pistas, incluindo uma ciclovia. Isso é o que está previsto para se transformar a avenida Engenheiro Roberto Freire, principal acesso à Ponta Negra. A obra está incluída na matriz de responsabilidade da Copa 2014, com expectativa para custo total de R$ 220 milhões, valor quase quatro vezes superior ao pensado inicialmente, quando da formação do projeto básico, que custaria R$ 57 milhões. Durante a visita dos técnicos da Fifa, no entanto, não haverá o que se mostrar com relação às obras.

Principal via de acesso ao local onde será erguida a Arena das Dunas para quem está nos luxuosos hotéis da Via Costeira, a Engenheiro Roberto Freire sofre com congestionamentos diários, nos dois sentidos. Desde que foi construída, ainda na década de 70, quando Ponta Negra ainda era considerado um bairro distante do centro de Natal, a Engenheiro Roberto Freire só passou por uma grande intervenção em 2007, quando houve a duplicação do viaduto de Ponta Negra. Porém, cinco anos depois, já é necessária uma nova intervenção na via para que o trafego flua com mais velocidade.

Atualmente, trafegam pela avenida Engenheiro Roberto Freire 110 mil veículos por dia. O objetivo de transformar a avenida na primeira via expressa de Natal, com corredor exclusivo para ônibus e ciclovia, continua de pé, mas ainda não há data prevista para o início das obras. O poder público definir o que será feito com relação à feira de Artesanato de Ponta Negra e, mais uma vez, precisará definir a questão de desapropriação de imóveis e o terrenos.

Prolongamento da Prudente é obra que "saiu do papel"

O prolongamento da avenida Omar O'Grady, que é a continuidade da avenida Prudente de Morais na altura de Cidade Satélite, está próximo de ser finalizado. A obra vai contribuir para a ligação entre Parnamirim, a partir do Distrito Industrial, ao conjunto Cidade Satélite, evitando o tráfego pela BR-101. Com o orçamento na casa dos R$ 61 milhões, o DER prevê que em agosto deste ano a via reformada já estará sendo utilizada pela população. Porém, ainda há pontos pendentes.

A construção de um viaduto sobre a BR-101 ainda carece de uma aprovação por parte do Dnit. Segundo o DER, o processo já está em curso na esfera federal e a expectativa é que a liberação para a construção do viaduto ocorra nos próximos dias. Até o momento, estão em curso e em fase adiantada a construção dos dois túneis e a pavimentação do trecho prolongado. Os processos de licitação também estão em andamento satisfatório, que deverá resultar em pagamento de aproximadamente R$ 15 milhões aos proprietários de 16 imóveis no percurso.

Após a conclusão da obra e com o início utilização da nova via, a expectativa do DER é que ocorra uma diminuição no fluxo de carros que utilizam a BR-101 no trajeto entre Parnamirim e Natal e, com isso, contribuindo para desafogar o tráfego na região.

Ligação com a zona Norte é complicada

A equipe que fará a vistoria da Fifa em Natal, caso queira observar como estão os caminhos da zona norte de Natal até o local onde está sendo erguida a Arena das Dunas, não terão novidades. O projeto previsto para o viaduto da Urbana, considerado o mais complicado de ser executado, segue com o trâmite burocrático. A Prefeitura do Natal, responsável pelas desapropriações da área, corre para finalizar pelo 98 processos, com o pagamento das indenizações para que consiga o título das propriedades e, após isso, iniciar as obras. Ao todo, no entanto, serão necessárias 449 desapropriações.

A intenção relatada na Matriz de Responsabilidade da Copa junto ao Ministério das Cidades referente às obras de mobilidade urbana para ligar a Zona Norte de Natal à Arena das Dunas, cortando a Zona Oeste da cidade é fazer intervenções nas ruas Napoleão Laureano/Industrial João Mota, avenidas Felizardo Moura e Mor Gouveia. São nessas vias, principalmente, onde os imóveis serão desapropriados para a ampliação dos corredores para veículos. O orçamento total previsto somente para as desapropriações é de R$ 21, 650 milhões, o que pode ser o início de uma obra que colaborará decisivamente para o desafogo do trânsito no local.

Mesmo com a construção da ponte Newton Navarro, os acessos da Zona Norte para a Zona Sul de Natal seguem com grande fluxo de veículos. Um dos pontos mais críticos é o entorno da Urbana, onde diariamente milhares de carros que cruzam a ponte de Igapó disputam espaço causando engarrafamentos.

*Tribuna do norte

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