DA REDAÇÃO COM TRIBUNA DO CEARÁ
Um mês depois da reconciliação da Igreja Católica com Padre Cícero, o maior santo popular do Nordeste, Juazeiro do Norte viveu outro momento histórico neste sábado (30). Pela primeira vez, uma imagem do religioso teve a autorização para entrar num templo católico.
E justo na igreja que o cearense ajudou a construir, a Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores. A celebração ocorreu durante a romaria das Candeias, uma das maiores da cidade,evento que atrai cerca de 300 mil romeiros de todos os estados do Nordeste.
Um quadro de Padre Cícero foi deixado na igreja, para a felicidade de seus “afilhados”. A aposentada Maria Delma da Silva Santos, que viajou de Alagoas, foi uma das escolhidas para carregar a imagem. “Eu me arrepiei, foi uma graça de Deus na minha vida”, comentou.
saiba mais
Quem foi Padre Cícero
Padre Cícero morreu no dia 20 de julho de 1934, suspenso pela Igreja Católica desde 1892. Investigadores do Vaticano duvidaram de uma série de milagres atribuídos ao sacerdote, que se tornaria o 1º primeiro prefeito de Juazeiro do Norte, fundada em 1911.
Desde a morte do Padim Ciço, como é chamado, o número de romarias tornou a cidade um dos principais centros religiosos do Nordeste. Toda a fé em torno desse personagem levou a Igreja Católica a rever o tratamento dado ao religioso cearense.
A carta de anúncio do Vaticano foi lida pelo bispo da Diocese do Crato, Dom Fernando Panico, no dia 20 de dezembro de 2015, sete dias depois de antecipar a novidade. Aos milhares de romeiros, fica agora a esperança pela beatificação e canonização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário