quarta-feira, 14 de setembro de 2016

No RN, greve dos bancários completa uma semana

Segundo sindicato, paralisação atinge pelo menos 70% dos bancários.
Nova reunião entre Fenaban e bancários acontece nesta terça-feira.


DA REDAÇÃO COM G1 RN

























A greve dos bancários completou uma semana no Rio Grande do Norte nesta terça-feira (13). De acordo com Gilberto Monteiro, coordenador geral do sindicato dos bancários do estado, cerca de 70% dos bancários aderiram a paralisação. Uma nova reunião de negociação entre Fenaban e a categoria deve acontecer nesta terça.

De acordo com Monteiro, a estimativa é que a greve dure pelo menos mais uma semana. "Acredito que a greve não se encerre esta semana. A negociação está muito dura, tanto que até o momento a proposta dos banqueiros não chegou nem a 50% da pedida da categoria", explica.

Até o momento, a proposta da Federação Nacional de Bancos (Fenaban) alcançou um reajuste de 7%, mais um abono de R$ 3.300, enquanto a pedida dos bancários é de 14,78%.

Em relação aos valores, ainda de acordo com Monteiro, Rio Grande do Norte, Maranhão e Bauru fazem pedidos diferenciados. "Nossa pedida é de 28%. Cobramos dos banqueiros a dívida dos bancos privados desde o ano de 1994. Isto não podemos deixar passar", afirma.

Para evitar maiores trastornos aos clientes por causa da greve, o Procon e o sindicato chegaram a um acordo. Em todas as agências que mantém algum funcionamento, pelo menos um funcionário está sendo mantido no auto-atendimento, para auxiliar nos serviços básicos.

"Além dessa atenção mais básica, todos os bancos se comprometeram a manter algumas agências específicas para serviços mais complexos. Sabemos que toda greve gera algum prejuízo ao cliente, mas tudo que foi acordado com o Procon está sendo cumprido", concluiu.

Nesta segunda-feira (12), clientes de bancos de Natal e da região Metropolitana registraram em vídeo (veja vídeo a cima) a falta de envelopes para depósito. Na oportunidade, o sindicato afirmou que a falta de envelopes nas agências não é uma responsabilidade dos bancários, mas sim uma obrigação dos bancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário