Agricultora em Mossoró, dona Maria das Bonecas ensina a fazer um lambedor que ajuda a resolver vários problemas de saúde.
Da redação
Com informações do G1 RN
No sertão do Rio Grande do Norte, a cura não está só nas farmácias, mas também nas plantas dos quintais. O lambedor, por exemplo, é um remédio caseiro tradicional da região.
No assentamento Hipólito II, em Mossoró, a maioria das agricultoras tem alguma planta "milagrosa" em casa. Maria Antônia dos Santos, por exemplo, sabe a propriedade medicinal de várias delas. "A malva serve pra gripe, pra garganta. A romã também. Aqui em casa dou mais valor ao remédio caseiro", disse.
Dona Maria das Bonecas é conhecida na região porque faz lambedores que ajudam a resolver vários problemas de saúde. "Esse lambedor que eu faço é bom pra inflamação de intestino e fígado", afirmou. Confira abaixo a receita completa do lambedor.
Ingredientes
- 1 vagem de jatobá
- 1 pedaço equivalente a 1 palmo de babosa
- 1 lasca de 1 plamo de pau ferro
- 1romã
- 1 ramo de mastruz
- 1 folha grande de corama
- Lascas de cajueiro branco
- 1 quilo de açúcar
- 1 litro de água
Receita
Colocar os ingredientes na panela: uma vagem de jatobá quebrada, babosa, a casca de pau ferro, a romã lavada e cortada, as folhas de mastruz e corama, a casca do cajueiro branco e 1 litro de água com o quilo de açúcar.
Levar tudo ao fogo. Depois de 4 horas apurando, o lambedor está pronto. O produto parece um xarope e, geralmente, uma colher é tomada de duas a três vezes por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário