quinta-feira, 25 de junho de 2020

Água Nova: A SEMADER e EMATER deram início a 1ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa.

Da redação
Fonte: SECOM PMAN

A Secretaria Municipal de Agricultura de Água Nova, junto com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), começaram a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Norte para 2020. De acordo com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), é obrigatória a vacina em bovinos e bubalinos de todas as idades. A campanha acontece durante todo o mês de junho.

A EMATER do município de Água Nova comunica à todos que está em horário reduzido devido à pandemia do novo coronavírus, com funcionamento apenas de 8h às 10h. Lembra ainda que é necessário o uso de máscaras, álcool e evitar aglomerações no local.

A vacina deve ser comprada pelo produtor, que é cadastrado no IDIARN, em uma das lojas autorizadas. Após a compra, ela deve ser aplicada nos animais e o produtor tem até o dia 15 de julho para declarar a vacinação no rebanho em um dos escritórios do Idiarn ou nas secretarias municipais de agricultura. De acordo com o Instituto, o RN tem atualmente um rebanho bovino de cerca de 950 mil animais.

Na segunda etapa da campanha da vacinação contra a febre aftosa de 2019, o Rio Grande do Norte imunizou 94,54% do rebanho. De acordo com o Idiarn, esses números permitem que o estado se mantenha livre da doença.

A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário