quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Caicó confirma primeiro paciente com a variante delta do coronavírus; RN soma 39 casos confirmados

Estado já registrou duas mortes de pacientes com a variante.

Da redação
Fonte: G1 RN


A Secretaria Municipal de Saúde de Caicó confirmou o primeiro caso da variante delta do coronavírus na cidade.

Ao todo, 39 casos da variante já foram confirmados no RN. O estado registra duas mortes de pacientes com a variante.

O paciente de Caicó é um adolescente de 16 anos, que apresentou sintomas em agosto. O swab do jovem foi colhido no dia 18 do mesmo mês e o resultado positivo saiu dois dias depois.

Foram colhidas amostras e o exame que detecta a variante delta teve resultado confirmado nesta quarta-feira (22). “O paciente disse que não viajou, mas teve contato com familiares viajantes”, informou a coordenadora da SMS, Jardênia Noronha. Segundo ela, o adolescente teve a doença de forma leve.

A equipe de monitoramento do município informou que segue acompanhando o caso e os contatos que o jovem teve. “Deve ter outros casos da variante em Caicó, mas podem apresentar a forma leve devido ao número de vacinados em nossa cidade”, disse Jardênia.

Estudos recentes vêm apontando que a variante delta do coronavírus é muito mais transmissível e tem maior probabilidade de evadir o sistema imunológico, responsável pelas defesas do nosso organismo.

LEIA TAMBÉM
Delta no RN

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou os dois primeiros casos da variante delta no RN no dia 24 de agosto em duas pacientes de Natal. Três dias depois a Secretaria Municipal de Saúde de Natal confirmou a transmissão comunitária da variante delta na capital.

O estado registra duas mortes de pacientes diagnosticados com a variante.

Sintomas

Segundo especialistas, os sintomas da variante delta são semelhantes aos das demais que circulam atualmente. Na maioria das vezes, são quadros benignos de resfriado comum, mas também podem apresentar sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), podendo passar para uma vasta gama de sinais, como: obstrução nasal, coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, irritabilidade, falta de apetite, diarreia, vômitos, dor abdominal, manchas na pele, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário