A Governadora Rosalba Ciarlini autorizou, na noite desta sexta-feira (21), a elaboração do projeto para a nova adutora de Currais Novos, na região Seridó do Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito durante reunião na Governadoria que contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, do deputado estadual Ezequiel Ferreira, do prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, dos secretários da Semarh, Leonardo Rêgo, do presidente da Caern, Yuri Tasso, do diretor Presidente do Ipem, Carlson Gomes, e de uma comissão formada por vereadores e de membros da Câmara dos Dirigentes Lojistas da cidade.
No encontro, foram discutidas questões referentes à melhoria do abastecimento de água em Currais Novos em duas frentes: a primeira é emergencial, que prevê uma adutora de engate rápida a partir da barragem Armando Ribeiro Gonçalves; a segunda contempla uma solução definitiva, com a construção de uma adutora que já teve a produção do projeto autorizada e será gerenciada conjuntamente pela Secretária de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte.
Ao longo da reunião de trabalho, a Governadora Rosalba Ciarlini lembrou as ações realizadas em todo o estado para amenizar os efeitos da seca, que já se alonga por três anos no Rio Grande do Norte, como a perfuração de poços, construção barragens subterrâneas e cisternas, até a construção da barragem de Oiticica, em Jucurutu.
A chefe do Executivo Estadual comentou ainda as últimas chuvas que caíram na região do Seridó e estimativa de um inverno dentro da normalidade no RN, segundo foi divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte na manhã desta sexta-feira. De acordo com a Emparn, a perspectiva é que as chuvas atinjam entre 301 mm e 401 mm em 2014.
“As previsões são animadoras, mas esse é o momento que teremos para tomar decisões definitivas. Foi expresso aqui por todos que estiveram presentes na reunião o desejo de solucionar de vez a situação de água em Currais Novos. Por isso, autorizei a Semarh e a Caern que iniciem de imediato todo o projeto para que possamos ter uma solução real a partir da barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Dessa forma, independente de seca ou não, o abastecimento será garantido pelos próximos 30 anos”, assegurou a Governadora.
O prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, avaliou a decisão da Governadora e comentou o as decisões da reunião. “Foi muito positivo o encontro. Avançamos em questões do abastecimento de água de Currais Novos com a construção da adutora. Isso resolverá definitivamente os problemas periódicos que enfrentamos com a seca que afeta o nosso município”, declarou.
O secretário da Semarh, Leonardo Rêgo, destacou o empenho da Governadora na reunião, mas lembrou que a decisão de encontrar uma solução para Currais Novos foi ordenada ainda na quinta-feira (20), em Brasília, ocasião da reunião com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira.
“A Governadora determinou em tempo real que fosse elaborado um projeto para ser apresentado na próxima quarta-feira (26). A princípio, estamos avaliando a construção de uma adutora de engate rápido nos mesmos moldes da de Jucurutu e da que será iniciada em Pau dos Ferros na semana que vem. O projeto da nova adutora será feito em regime de urgência, com muita responsabilidade e com todo o aparato técnico. Temos plena convicção que vamos lograr êxito na ação emergencial, mas a prioridade será a solução definitiva do abastecimento de água de um dos mais importantes municípios dentro do contexto regional”, encerrou.
Na próxima quarta-feira (26), técnicos da Semarh, Caern e Prefeitura Municipal de Currais Novos participarão de uma reunião no Ministério da Integração Nacional, em Brasília. Após o Carnaval, o grupo que se reuniu hoje realizará um novo encontro para discutir as novas medidas para o município.
De fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário