domingo, 31 de janeiro de 2016

Campeonato Potiguar 2016: Clássico-Rei pede passagem

DA REDAÇÃO COM NOVO JORNAL
POR LEONARDO ERYS

O primeiro Clássico Rei do ano será diferente das temporadas anteriores. Dessa vez, as duas equipes, que disputarão juntas a Série C do Brasileirão após 11 anos, tentam se reerguer para um 2016 melhor. E a tabela do Estadual promoveu um confronto logo na terceira rodada, hoje, às 19h, na Arena das Dunas.

Se as duas equipe buscam uma temporada melhor que 2015, os inícios foram distintos e dão uma cara a esse primeiro duelo na temporada.

O ABC não começou da maneira que gostaria. Na estreia diante do Palmeira de Goianinha, no Frasqueirão, uma vitória sofrida por 2 a 1. Mesmo com um jogador a mais durante cerca de 50 minutos em campo, o time não conseguiu desenvolver um futebol que convenceu o torcedor e sofreu inclusive com o empate em determinado momento da partida.

Depois, foi até Ceará-Mirim e também não conseguiu evoluir. Mas dessa vez o adversário conseguiu se aproveitar. Superior, o Globo fez 3 a 1 no Alvinegro, que ainda perdeu um pênalti no confronto. Nessa partida, o técnico Narciso perdeu várias peças no time principal.

Já o América não poderia ter começado melhor as duas primeiras rodadas. Contra um frágil Alecrim na estreia, o time não foi tão convincente, mas não teve problemas para aplicar uma goleada por 4 a 0 no Periquito.

Na rodada seguinte, o time do técnico Aluísio Morais encarou o Assu e, dessa vez, convenceu. Mais um 4 a 0 no placar com um bom futebol apresentado e chances de gol criadas, o que dá moral ao Alvirrubro para o duelo de hoje.

Essa também será a vez de Aluísio Morais conviver com os desfalques. O Dragão pode perder até três jogadores titulares nas duas primeiras rodadas para o Clássico Rei de hoje. 
O zagueiro Gustavo, o volante Felipe Macena e o centroavante Luiz Eduardo devem desfalcar o Dragão na partida. Os três estão no departamento médico e uma definição sobre a presença deles em campo só será tomada às vésperas da partida. 

Na zaga, a mudança seria a entrada de Zé Antônio, que chegou a treinar no time titular na pré-temporada. No meio de campo, Júlio Teceiro, que entrou nos outros dois jogos, deve ser o substituto. 

A maior dificuldade fica no ataque. Sem Luiz Eduardo, Aluísio Moraes deve utilizar o atacante Rômulo, que foi regularizado na sexta-feira passada. O jogador chegou ao clube no início da semana por empréstimo do Vitória.

No ABC, o técnico Narciso deve ter mais novidades. A maior delas é a estreia de Lúcio Flávio, que, regularizado, deve ir a campo.

Além dele, Alemão, também considerado um dos maiores reforços desta temporada, deve fazer sua estreia no time principal. A dúvida é se ele entrará durante o confronto ou começará como titular na vaga de Nando.

Além disso, o lateral Filipi Souza e o meia Chiclete estão recuperados de lesão e são opções para o técnico Narciso. O lateral-direito deve voltar ao time principal.

Clássico equilibrado

América e ABC escreverão hoje mais uma página da rica história do centenário Clássico Rei. Disputado desde 1915, o confronto se tornou o maior duelo entre clubes do Rio Grande do Norte, consagrando diversos jogadores e contribuindo para o acirramento da rivalidade entre alvirrubros e alvinegros.

O pesquisador Marcos Trindade, um dos principais historiadores do futebol potiguar, conseguiu catalogar até aqui a realização de 518 jogos entre ABC e América, entre partidas amistosas e torneios oficiais. Segundo o pesquisador, o lado preto e branco de Natal tem vantagem no duelo. Ao todo, o ABC soma 180 vitórias em clássicos contra 174 americanas.

Apesar do rico acervo histórico, Trindade acredita que alguns duelos se perderam ao longo do tempo, em função da falta de informações oficiais com relação a partidas realizadas no início do século passado. Desse modo, pode haver divergências no número de jogos disputados entra as duas maiores equipes potiguares.

Deu América no último confronto 

O mais recente confronto entre ABC e América foi histórico. Foi exatamente na final do Campeonato Potiguar do ano passado, que deu o título ao Dragão em uma vitória por 1 a 0 em pleno Frasqueirão. Quem vencesse o duelo, sairia com o título e o América levou a melhor. O gol da partida foi de Flávio Boaventura, que ficou marcado pela comemoração na bandeirinha de escanteio.

O último clássico da Arena das Dunas foi exatamente o primeiro jogo dessa final, quando a partida terminou empatada por 1 a 1.

De lá para cá os dois times não se enfrentaram mais, já que o Elefante jogava a Segunda Divisão enquanto o Alvirrubro disputou a Série C.

Mas nessa temporada os confrontos serão constantes. Além do Campeonato Potiguar, as equipes se enfrentarão na Série C. E ainda tem mais: caso avancem na Copa do Brasil, os dois já se enfrentam na 2ª fase.

números

Clássico Rei

Total de jogos 
518
Vitórias do ABC 
180
Vitórias do América
174
Diferença pro ABC - 06
Empates -163
Jogos sem resultados -01
Total de gols - 1.315
Gols do ABC - 683
Gols do América- 632
Saldo pro ABC - 51

Ficha Técnica

ABC
Vaná
Filipi Souza
Gabriel
Gustavo Bastos
Hugo
Márcio Passos
Zaquel
Lúcio Flávio (Chiclete)
Erivélton
Jones Carioca
Alemão (Nando)
Técnico: Narciso

AMÉRICA
Pantera
Gabriel
Flávio Boaventura
Zé Antônio (Gustavo)
Cazumba
Júlio Terceiro
Bruno Renan
Cascata
Thiago Potiguar
Reis
Luiz Eduardo (Rômulo)
Técnico:Aluísio Morais

Estádio: 
Arena das Dunas, em Natal-RN. Hora: 19h 
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário