quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Concurso aprova a maioria dos parentes de prefeito e políticos de uma cidade no interior do RS

Dos 26 aprovados, 23 são parentes, amigos ou integrantes do partido que
comanda a prefeitura de Cristal do Sul, no interior do Rio Grande do Sul.


DA REDAÇÃO COM G1/JORNAL DA GLOBO
POR FÁBIO LEHMEN - SABERI, RS

O Ministério Público do Rio Grande do Sul investiga se houve fraude em um concurso público para uma prefeitura no interior do estado. Foram 700 candidatos, um recorde para um concurso da prefeitura de Cristal do Sul, que tem 3 mil habitantes.

Mas o que mais chamou a atenção foi o resultado: dos 26 aprovados, 23 são parentes, amigos ou integrantes do partido que comanda a prefeitura. A filha do prefeito Cézar de Pelegrin, do PMDB, por exemplo, passou em primeiro lugar para o cargo de fisioterapeuta, com salário de R$ 3 mil.

A filha da vice-prefeita Maristela Zadinello, do PDT, foi a primeira colocada em enfermeira, que recebe R$ 2.356. Também foram aprovados uma sobrinha e um sobrinho do prefeito e um primo da vice-prefeita. O chefe de gabinete foi o melhor colocado para o cargo de agente de compras e contratos.

Na lista de aprovados ainda aparecem pessoas próximas de vereadores do mesmo partido do prefeito e da vice: PMDB e PDT.

Um candidato, que não passou no concurso, e que prefere não ser identificado, diz que durante a prova desconfiou de alguns candidatos. Ele diz: "Três pessoas que passaram no concurso foram no banheiro e, após voltar do banheiro, elas começaram a preencher o gabarito. Dentro de dez minutos, após elas voltarem do banheiro, elas entregaram a prova".

Antes do concurso, a promotoria chegou a receber uma denúncia com uma lista de possíveis aprovados. Quando saiu o resultado, 90% dos aprovados estavam nessa lista.

"É um indício para que se tenha uma investigação, para verificar o que efetivamente aconteceu", diz Marlos da Rosa Martins, promotor de Justiça

As denúncias chegaram ao Ministério Público ainda no fim de dezembro. Agora, a prefeitura de Cristal do Sul (RS) deve fornecer as informações referentes a contratação da empresa que fez o processo de seleção e também sobre o andamento do concurso público.

A empresa responsável pelas provas é a Construir Concursos, com sede em Maravilha (SC). A proprietária não gravou entrevista, mas garantiu que tudo foi realizado dentro das normas técnicas.

O prefeito de Cristal do Sul diz que não houve fraude e atribui o resultado à capacidade da filha e outros aprovados.

"Já dá bem para dizer como a menina tem inteligência. Ela trabalha, né? Eu não posso fazer, inclusive, a minha família, que passou no concurso, ela atende em seis municípios pelo SUS e eu acho que ela tem competência. Se ela fez e passou é por competência dela", declara Cézar de Pelegrin, prefeito de Cristal do Sul.

Um grupo de vereadores da oposição já pediu a anulação do concurso.

"Até podem ser inteligentes, a gente não vai dizer que não são inteligentes, acho que até são inteligentes. Só o que não pode é usar a inteligência para fazer trapaça. A coisa tem que ser correta", diz o vereador Luiz Binsfeld (PT).

"Não foi traído todas aquelas mentes daquelas pessoas que acreditaram no sonho de um concurso público, estudaram, perderam noites de sono e, lá no momento de uma prova, foi traído", afirma o vereador Ariosto de Oliveira (PP).

O chefe de gabinete do prefeito, André Martins de Azevedo, que foi aprovado no concurso, não quis falar sobre a denúncia de fraude. A vice-prefeita, Maristela Zadinello, preferiu que o prefeito falasse sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário