domingo, 26 de março de 2017

Palco de Copa, Arena das Dunas detém os seis piores públicos do Campeonato Potiguar de 2017

Inaugurada em janeiro de 2014 para receber jogos da Copa do Mundo, Arena tem sofrido com públicos pífios em 2017; Santa Cruz e Alecrim são os ‘responsáveis’

Da redação com AGORA RN
Por Rodrigo Ferreira




















Quando foi inaugurada em 26 de janeiro de 2014, a Arena das Dunas surgiu com uma promessa interessante de trazer mais conforto ao torcedor potiguar e construir uma alternativa mais viável para os adeptos no quesito “estádios de futebol” no Rio Grande do Norte. Palco de quatro jogos da Copa do Mundo daquele ano, entre eles um jogo pra lá de atrativo entre Itália x Uruguai, a Arena vem sofrendo com os públicos baixos desde então. Em 2017, porém, a situação ficou ainda mais alarmante.

Após uma parceria firmada entre o consórcio que administra o estádio e a Federação Norte-Rio Grandense de Futebol (FNF), a Arena das Dunas passou a receber, neste ano, jogos de duas equipes pequenas que não possuem grande número de torcedores: o recém-promovido Santa Cruz de Natal e o tradicional Alecrim. A realidade, que já não era boa quando apenas o América mandava seus jogos na praça, ficou pior durante a disputa do Campeonato Potiguar de 2017.

Atualmente, a Arena das Dunas tem a marca de pior público do certame local. Apenas 43 pessoas compareceram ao estádio para conferir o duelo entre Alecrim x Potiguar, que terminou com vitória de 2 a 0 dos mossoroenses. Além disso, também é dela a 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª pior marca de público da competição. Santa Cruz 0x2 Baraúnas teve 106 torcedores; Alecrim 1×1 ASSU teve 177; Santa Cruz 1×2 Alecrim recebeu 215; Alecrim 1×3 Globo ficou com 266 e Alecrim 0x2 Baraúnas fecha o ‘ranking negativo’ com público de 275 adeptos. Todos os dados são do pesquisador do futebol do RN, Marcos Trindade.

Em contrapartida, o palco potiguar do Mundial de 2014 registra também o maior público da competição no ano. No segundo jogo da final do primeiro turno entre ABC x Globo, que terminou com vitória do time de Ceará-Mirim por 2 a 0, 7.641 torcedores (envolvendo as duas equipes) se fizeram presentes no estádio. Depois desse, no entanto, o segundo melhor público do estádio no torneio é de apenas 3.571 adeptos, que compareceram para ver a vitória do ABC por 1 a 0 sobre o América, também por ocasião do primeiro turno do Estadual.

De modo geral, o Campeonato Potiguar deste ano já levou 50,7 mil torcedores aos estádios em 40 jogos. Entretanto, do número de partidas, três delas não entram na divisão para se obter a média de público, uma vez que duas foram preliminares e uma ocorreu com portões fechados. Desta maneira, com a divisão sendo feita por 37 jogos, o registro aponta que até agora, o Estadual de 2017 tem média de 1.370 torcedores por jogo. Em comparação com anos anteriores, os números apontam que, de fato, os dados estão sendo mantidos.

Ainda segundo o pesquisador Marcos Trindade, em 2012, a média de público da competição foi de 1.414 torcedores. No ano seguinte, caiu para 923; depois subiu para 1.503, caindo novamente em 2015 para 1.240. Por fim, registrou um segundo crescimento (o maior dos últimos anos) em 2016, quando em média 1.615 torcedores foram aos estádios prestigiar os clubes. Para o presidente da FNF e titular da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Natal (SEL), José Vanildo, a redução de público neste ano pode ser considerada natural em virtude do cenário econômico do país, que passa por recessão.

“O campeonato, geralmente, costuma surpreender na segunda fase. É natural ter havido uma redução de público no primeiro turno, mas acredito que isso foi em decorrência das questões econômicas pelas quais a sociedade está atravessando nos últimos tempos. Todavia, já é possível observar que nessa segunda fase há uma evolução natural do número de torcedores nos estádios devido ao afunilamento da competição. Tenho certeza que a Copa RN vai sobrar em emoção e vamos praticamente duplicar ou triplicar o público nos nossos estádios”, previu o mandatário em entrevista ao Agora Jornal.

Nos últimos 14 anos, o maior público do Campeonato Potiguar foi de 18.553 torcedores. O público em questão, no entanto, foi registrado há 12 anos, no Campeonato Estadual de 2005 durante uma vitória do ABC por 3 a 0 sobre o América. Dos anos recentes, os melhores públicos foram em jogos do América contra o Globo, em 2014 e 2016. Na primeira situação, 18.526 torcedores foram ao estádio, enquanto na segunda o público foi de 15.981. Ambos os duelos terminaram empatados e foram realizados na Arena das Dunas em decisões de turnos do torneio local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário