sábado, 8 de setembro de 2018

Eleição 2018: TSE aprova envio de tropas federais para 97 municípios do Rio Grande do Norte

Da redação
Com informações da Tribuna do Norte

Com o voto favorável da ministra Rosa Weber, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de tropas federais em 97 municípios do Rio Grande do Norte para garantir a ordem e segurança do primeiro turno das eleições em 07 de outubro. durante as eleições 2018. São 60 municípios a mais do que nas eleições gerais de 2014, quando o TSE havia aprovado o envio de Forças Armadas para garantir a segurança das eleições em 37 municípios potiguares. 

Exército estará presente em cidades do Rio Grande do Norte para garantir segurança na eleição 

Os ministros que acompanharam o voto da relatora foram os seguintes: Luís Roberto Barroso, Luiz Edson Fachin, Og Fernandes, Luis Felipe Salomão, Admar Gonzaga e Tarcisio Vieira de Carvalho Neto.

A solicitação de envio de Força Federal para atuação nas eleições do Rio Grande do Norte foi feita pelo Tribunal Regional Eleitoral em 24 de julho, e exclui Natal, maior colégio eleitoral do Estado, com 557.109 eleitores, mas inclui municípios importantes, como Mossoró, segundo maior contingente eleitoral, que tem 174.129 votantes, além de Caicó, Pau dos Ferros, Macaíba, São José do Mipibu, Goianinha, Nova Cruz, entre outros.

A segurança do pleito também foi tema de reunião, ocorrida ontem, entre o presidente do TRE, desembargador Glauber Rêgo e o governador Robinson Faria (PSD), pois afora a presença das tropas federais, o Rio Grande do Norte terá um Gabinete de Gestão Integrada (GGI) que irá acompanhar em tempo real o andamento das eleições, inclusive com conexão direto com Brasília, onde o TSE acompanhará as eleições em todo o país.

Em todo o Estado serão 1551 locais de votação que deverão contar com pelo menos dois praças da Polícia Militar em cada local, além do policiamento das forças federais e de Guardas Municipais nas ruas, que também serão solicitados pelo presidente do TRE, possivelmente em Natal e em outros municípios onde ela existam.

O governador Robinson Faria destacou o entrosamento das instituições para garantir a segurança do pleito. " A parceria é necessária para que tenhamos uma eleição tranquila, sem atropelos".

Já o presidente do TRE, desembargador Glauber Rêgo, disse que essa homologação do pedido feito ao TSE em relação ao envio de tropas federais. "tranquiliza e traz segurança para as eleições de outubro. 

Glauber Rêgo afirmou não ter dúvidas de que o esquema de segurança a ser montado com ajuda das tropas federais e com as policias militar, civil e guarda municipais “vai proporcionar uma eleição sem atropelos aqui no Rio Grande do Norte “.

Segundo o relatório do presidente da Corte, a presença de tropas federais nas eleições do Rio Grande do Norte, justifica-se pelo “crescente acirramento político nos municípios requerentes, sobretudo porque arraigados em um histórico de intensa rivalidade, associado a um flagrante déficit de efetivo policial nos referidos municípios”.

No fim de julho, quando o TRE aprovou o pedido de envio de tropas federais, o relator do processo, o então presidente da Corte, desembargador Dilermando Mota, havia demonstrado preocupação com o ““significativo número de candidatos da eleição majoritária e proporcional, inclusive antagônicos, cujas bases eleitorais encontram-se sediadas em municípios do interior do Estado, o que implica, em termos práticos, numa acirrada disputa regional e até mesmo local”.

Cidades onde haverá reforço
39 Zonas Eleitorais

97 municípios

Municípios
Macaíba, Bom Jesus, São José de Mipibu e Vera Cruz, São Paulo do Potengi, São Pedro, Santa Maria, Riachuelo, Espírito Santo, Goianinha, Tibau do Sul, Jundiá, Passa e Fica, Nova Cruz, Santo Antônio, Serrinha, Passagem, Várzea São Miguel do Gostoso, São José de Campestre, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Lagoa D’Anta, São Bento do Trairi, Japi, Santa Cruz, Lajes, Afonso Bezerra, Angicos, São Tomé, Barcelona, Rui Barbosa, Lagoa de Velhos, Bodó, Cerro Corá, Currais Novos e Lagoa Nova, Cruzeta, Parelhas, Caicó, Serra Negra do Norte, Jardim de Piranhas, São João do Sabugi, Ipueira, Jucurutu, São Rafael, Macau, Guamaré, Campo Grande, Janduís, Triunfo Potiguar, Mossoró, Apodi, Caraúbas, Rafael Godeiro, Umarizal, Olho D’Àgua do Borges, Frutuoso Gomes, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Francisco Dantas, Luís Gomes, São Miguel, Venha Ver, Monte Alegre, Brejinho, Lagoa Salgada e Lagoa de Pedras, Itaú, Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Pendências, Alto do Rodrigues e Carnaubais, Upanema, Governador Dix Sept Rosado, Tibau, Boa Saúde, Serra Caiada, Sitio Novo, Tangará, Ipanguaçu, Baraúna, Serra do Mel, Marcelino Vieira, Rafael Fernandes, Água Nova, Encanto, Riacho de Santana, Ares, Georgino Avelino, Nísia Floresta, Campo Redondo, Coronel, Ezequiel, Jaçanã e Lajes Pintadas.

Fonte – TRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário