domingo, 2 de setembro de 2018

Galinhas são criadas soltas e têm alimentação vegetariana para atender exigências de mercado no RN

Modelo caipira de criação tem crescido por causa da cobrança dos consumidores.

Da redação com G1 RN
Por Mariana Rocha, Inter TV Cabugi

Os criadores de galinhas do Rio Grande do Norte têm modificado a maneira de criação dos animais, com o objetivo de melhorar a qualidade dos ovos. As modificações atendem a uma demanda do mercado consumidor, que tem ficado mais exigente com esses padrões.

Grandes redes de fast food já anunciaram que, dentro de alguns anos, só vão adquirir ovos de galinhas criadas fora do confinamento de gaiolas. A medida vai ao encontro da demanda de consumidores por fornecedores que garantam o bem-estar das aves.

No município de Taipu, interior potiguar, uma fazenda está produzindo ovos caipiras de galinhas que recebem uma alimentação 100% vegetariana. Eles conseguem uma produção mensal de quase 2 milhões de ovos e, pelo menos, 1,5 milhão corresponde à produção de ovos caipiras. São mais de 80 mil aves, que também vivem fora de gaiolas. É o chamado modelo caipira de criação.

A Fazenda Tapuio cria as aves livres de gaiolas há 15 anos e a pretensão é que, até 2021, todas as mais de 100 mil galinhas que existem por lá sejam criadas assim.

“O consumidor, e isso é no mundo todo, nos países mais desenvolvidos principalmente, mas no Brasil também é uma tendência, se preocupam muito com o bem-estar animal, a forma como os animais são criados, o respeito às características de cada espécie”, argumenta o diretor executivo da fazenda, Francisco Veloso.

A preocupação com a alimentação das galinhas, segundo os criadores, melhora a qualidade dos ovos, que ficam mais ricos em vitaminas e nutrientes, uma vez que as aves passam a se alimentar da vegetação nativa quando são criadas no modelo caipira.

Na Fazenda Tapuio, a alimentação é incrementada com uma ração livre de produtos de origem animal, vegetariana. Os criadores gastam 30% a mais com a produção de ovos caipira nesse modelo. Mas eles dizem que, ao mesmo tempo, garantem um lugar de destaque no mercado. A criação de galinhas soltas tem sido essencial para o sucesso do negócio.

A Fazenda Taipu, por exemplo, produz, em média, 60 mil ovos por dia, e fatura aproximadamente R$ 15 milhões por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário