sábado, 6 de outubro de 2018

É #FAKE que PF apreendeu van com urnas eletrônicas alteradas com votos para Haddad

Mensagem falsa diz que 121 aparelhos foram preenchidos com votos para o petista.

Da redação com G1 
Por O Globo

Às vésperas da eleição, uma mensagem falsa dizendo que a Polícia Federal apreendeu 152 urnas eletrônicas dentro de uma van, sendo que 121 delas estavam preenchidas com votos para o candidato à Presidência pelo PT, circulou em tom alarmista pelas redes sociais, principalmente no WhatsApp. A afirmação é #FAKE.

A Polícia Federal e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informam que nenhuma apreensão do tipo foi feita e que a informação não procede. O TSE explica que as urnas eletrônicas têm lacres físicos que impedem qualquer tentativa de manipulação até chegarem ao local de votação e estão programadas para receber votos apenas a partir das 8h do dia da eleição.

"Antes de a votação começar, a urna emite o relatório 'zerésima', que é impresso após a verificação de que não existem votos gravados na urna, comprovando que a urna está sem votos", acrescenta ainda o órgão, em nota. A Polícia Federal informa, também na nota, que "não há registro dessa ocorrência".

Veja a íntegra da mensagem falsa compartilhada:

"Acabou de dar na Record, PF prende uma van com 152 urnas eletrônicas, dessas 121 estavam preenchidas com voto para o Haddad com pelo menos 72% dos votos. Repassem urgente, é um golpe contra o bolsonaro e um crime contra seus seguidores"

Veja íntegra da nota do TSE:

"A informação não procede. As urnas eletrônicas são preparadas em cerimônia pública presidida por um juiz eleitoral e acompanhada por ampla fiscalização (partidos políticos, Ministério Público e OAB). Nessa cerimônia, é possível verificar a integridade e a autenticidade do software. No mesmo evento, as urnas recebem lacres físicos, o que impede ou torna evidente qualquer tentativa de manipulação das urnas, do transporte até o local de votação.

Na urna, mesmo que violada, um atacante não teria sucesso em qualquer tipo de manipulação de dados ou aplicativos, uma vez que tudo está protegido por criptografia e assinatura digital. Esses mecanismos se mostraram plenamente eficazes no teste de confirmação do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação 2017, realizado em maio deste ano.

Finalmente, a urna é programada para receber votos somente a partir das 8h do dia da eleição. Antes de a votação começar, a urna emite o relatório "zerésima", que é impresso após a verificação de que não existem votos gravados na urna, comprovando que a urna está sem votos."

VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE

Nenhum comentário:

Postar um comentário