quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Município de Encanto é o segundo a implantar Salta-Z no RN

Já se encontra em pleno funcionamento no sítio Carnaubinha, zona rural do município de Encanto, sanando a escassez hídrica de dezenas de residências locais e circunvizinhas, um sistema tecnológico de abastecimento conquistado pela prefeitura junto à Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

Inaugurado no final da semana passada, pela segunda vez no Estado, o projeto “Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (SALTA-Z)" é composto por uma variedade de itens doados pela instituição idealizadora, como reservatório de cinco mil litros, tubulações, bomba e caixa com leito filtrante para redenção de sedimentos.

De baixo custo, a implantação viabiliza o acesso do recurso natural para o consumo humano de forma segura, em outras palavras, não vulnerável a doenças. Conforme explicou a farmacêutico-bioquímica Isaura Amália, responsável por verificar a qualidade daquilo que está sendo ofertado à população, cada pessoa tem direito a 20 litros por dia, a serem utilizados na cozinha.    

A água tratada pelo sistema advém do Açude Público, através de adutora. Uma das principais beneficiadas por esse mecanismo inovador é a Unidade de Ensino Antônio Pereira da Silva, instalada próximo à torre do projeto. Porém, todos os encantenses podem fazer uso.  

“Agradecemos em primeiro lugar a Deus, pela perseverança e pelas ações concretizadas. A Carnaubinha está se parabéns, o projeto Salta-Z saiu do papel, está entregue. Então, que os moradores possam zelar por esse patrimônio público, bem de todos nós”, declarou o prefeito Atevaldo Nazário, reafirmando seu compromisso com o restante das comunidades rurais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário