quarta-feira, 15 de maio de 2019

Água Nova: Prefeito Ronaldo Souza junto ao secretário de Agricultura 'Nem Preá' participam de Encontro Setorial do SENAR

Da redação com PMAN
Por Assecom
Prefeito Ronaldo Souza junto ao Secretário de Agricultura Francisco Pereira, mais conhecido como “Nem Preá”, participaram de um encontro setorial do SENAR em Frutuoso Gomes/RN, com a pauta principal sobre a construção de barragens subterrâneas com Lona Plástica para captação de água das chuvas no subsolo. O encontro teve a presença de vários prefeitos e secretários da região. Com a participação ativa do município, Água Nova será contemplada com várias barragens subterrâneas, com objetivo de garantir a produtividade e a permanência do homem do campo.

Após o encontro, Ronaldo Souza concedeu uma entrevista ao repórter Carlos Adamis no encontro setorial do SENAR, referente às Barragens Subterrânea destinada ao Município de Água Nova/RN.

Como funciona:

A barragem subterrânea retém a água da chuva que escoa em cima e dentro do solo, por meio de uma parede construída dentro da terra e que se eleva a uma altura de cerca de 50 centímetros acima da superfície, no sentido contrário à descida das águas. Escava-se uma vala no sentido transversal das descidas das águas até a rocha ou camada impermeável. Depois, estende-se um plástico de polietileno por toda a extensão da vala, que em seguida é fechada com terra. O plástico funciona como uma parede impermeável e um sangradouro é feito para eliminar o excedente de água, em dias de chuva torrencial. Como uma vazante artificial temporária, a barragem subterrânea mantém o terreno úmido por um período de dois a cinco meses após a época chuvosa. Pode ser construída em leito de rio e riacho, córregos, linhas de drenagem, e o custo varia de acordo com as condições locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário