Brasileiro decidiu a etapa de Portugal contra o sul-africano Jordy Smith, faz um 10 logo na primeira onda e garante o segundo título da etapa. De quebra, assume a liderança do ranking a uma etapa do fim da temporada.
Da redação com GloboEsporte.com
Por GloboEsporte.com — Peniche, Portugal
O ranking mundial de surfe tem um novo líder. E é brasileiro! Ítalo Ferreira bateu o sul-africano Jordy Smith, conquistou a etapa de Peniche do circuito mundial, com direito a um lindo aéreo nota 10 logo na primeira onda, e assumiu a ponta da disputa pelo título de campeão do mundo, que antes pertencia ao bicampeão mundial Gabriel Medina.
Sendo assim, Ítalo vai para a última etapa, em Pipeline, no Havaí, entre os dias 8 e 20 de dezembro, usando a lycra amarela, marca de quem está na liderança. Serão três brasileiros brigando pela taça na última disputa do circuito: Ítalo Ferreira, Gabriel Medina e Filipe Toledo. Jordy Smith é o único intruso fora da Brazillian Storm.
O brasileiro entrou na final em Portugal disposto a não dar chances ao sul-africano. Logo na primeira oportunidade, fez uma aéreo sensacional arrancando uma nota 10 dos juízes. Na segunda onda, recebeu um 7.83, em mais uma manobra voadora. Jordy Smith se viu em um abismo logo de cara e em nenhum momento conseguiu encostar.
.@ferreiraitalo15 just opened up the #MEORipCurlPro Final with a 1️⃣0️⃣!— World Surf League (@wsl) October 26, 2019
Can Italo go back to back in Portugal? Tune in LIVE on https://t.co/ie0ZfMVLPY, Facebook Live, the Fox Sports app or the WSL app @ripcurl @MEOpt pic.twitter.com/QhLKYUcLAG
A menos de 15 minutos do fim, o brasileiro ainda ampliou a diferença com mais uma manobra sensacional, fazendo um 8.43. Com a soma indo para 18.43, Smith precisava de um milagre para conquistar a virada, que não veio.
Briga pela taça
Gabriel Medina, que liderava a corrida pela taça e tinha chance de ser campeão em Portugal, acabou eliminado nas oitavas de final para Caio Ibelli em uma decisão polêmica de interferência. Com isso, a chance de chegar ao topo caiu no colo de Filipe Toledo.
Mas Filipinho não conseguiu. Acabou eliminado nas quartas-de-final por Kanoa Igarashi. Terceiro e quarto colocados do mundial, respectivamente, Jordy Smith e Ítalo Ferreira souberam aproveitar a chance dada pelos líderes e foram até a decisão. Quem conquistasse o título em Peniche, também ganharia o direito de usar a lycra amarela.
A disputa em Pipeline vai ser acirrada. Confira como fica o topo do ranking:
As baterias que fecharam a etapa de Portugal:
Quartas-de-final
Masculinas
- Bateria 1: Jordy Smith (AFS) 13.40 x Kolohe Andino (EUA) 10.97
- Bateria 2: Filipe Toledo (BRA) 12.26 x Kanoa Igarashi (JAP) 15.24
- Bateria 3: Caio Ibelli (BRA) 12.86 x Peterson Crisanto (BRA) 11.83
- Bateria 4: Ítalo Ferreira (BRA) 18.40 x Jack Freestone (AUS) 16.87
Femininas
- Bateria 1: Caroline Marks (EUA) 15.17 x Stephanie Gilmore (AUS) 12.07
- Bateria 2: Sally Fitzgibbons (AUS) 9.14 x Tatiana Weston-Webb (BRA) 13.67
- Bateria 3: Carissa Moore (HAV) 16.06 x Johanne Defay (FRA) 7.50
- Bateria 4: Lakey Peterson (EUA) 11.33 x Nikki Van Dijk (AUS) 8.83
Semifinal
Masculina
- Bateria 1: Jordy Smith (AFS) 15.83 x Kanoa Igarashi (JAP) 12.66
- Bateria 2: Caio Ibelli (BRA) 14.86 x Ítalo Ferreira (BRA) 15.43
Feminina
- Bateria 1: Caroline Marks (EUA) 13.16 x Tatiana Weston-Webb (BRA) 7.70
- Bateria 2: Carissa Moore (HAV) x Laker Peterson (EUA)
Final
Masculina
- Jordy Smith (AFS) 6.17 x Ítalo Ferreira (BRA) 18.43
Feminina
- Carolina Marks (EUA) 13.73 x Lakey Peterson (EUA) 6.27
Nenhum comentário:
Postar um comentário