quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Arena das Dunas

Obras complementares já estão em andamento

Roberto Lucena
Repórter

O tapume em volta do Machadão e Machadinho escondem os trabalhos de terraplenagem que estão sendo realizados desde a última segunda-feira no local onde será erguido a Arena das Dunas. Porém, paralelo a esse trabalho, algumas empresas já estão planejando e até executando mudanças físicas em estruturas que levam serviços à população. Órgãos responsáveis por serviços públicos básicos como fornecimento de água e luz já se preparam para as interrupções que podem ocorrer. Em contrapartida, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) ainda não tem um estudo sobre os impactos no trânsito.

júnior santosEmpresas como Caern e Cosern já planejam, executam ou autorizam alterações ao redor da obra

Algumas instituições se anteciparam às obras da Copa e realizaram intervenções no setor. É o caso da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). No mês passado, a Caern desativou um poço tubular que existia na área onde será erguido a Arena e implantou um novo poço no Centro Administrativo. Com capacidade de produção de 100 mil litros por hora, o equipamento faz parte de um sistema que fornece água para os bairros das Quintas, Alecrim e Nordeste.

Além do novo poço, a Caern está substituindo tubulações de água e esgotos existentes na região. O trabalho ocorre sem a interrupção no fornecimento de água e, de acordo com o diretor-técnico do órgão, Ricardo Varela, deverá ser concluído nos próximos trinta dias. "A Companhia já fez todas as intervenções necessárias no local onde o novo estádio será concluído e trabalha agora nas áreas adjacentes", diz.

Nas duas intervenções, a Caern está investindo R$ 320 mil de recursos próprios. Ricardo Varela informa ainda que as obras no sistema de fornecimento de água não vão interferir no cronograma da construção da Arena das Dunas. "A obra no poço já foi concluída e a substituição da tubulação não interfere nas obras do novo estádio", afirma.

A Companhia Potiguar de Gás (Potigás) informa que nenhuma tubulação será afetada com as obras da nova praça esportiva e mobilidade urbana em torno do Machadão. Através da assessoria de imprensa, a empresa afirma que foram feitas reuniões entre os empresários e responsáveis pela obras. "Não há tubos na Prudente de Morais e BR-101. A tubulação mais próxima fica dentro do Centro Administrativo e não será afetada. Procuramos a construtora e todas as informações foram repassadas aos responsáveis", diz a assessoria.

Energia

O fornecimento de energia elétrica na região também não será afetado. A promessa é da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern). Apesar de ser a responsável pela energia elétrica utilizada pelos natalenses, não será a Cosern quem fará o deslocamento de postes nos trechos que sofreram intervenções urbanas. Segundo o órgão, as modificações na rede elétrica serão realizadas pela construtora OAS, a mesma que construirá a Arena. "A construtora que fará a construção da Arena das Dunas também será a responsável pela modificação da rede elétrica que atenderá o novo Complexo Esportivo", informa a assessoria de imprensa da Cosern.

Os projetos elétricos que serão implantados pela OAS foram apresentados este mês. De acordo com a Cosern, os técnicos da Companhia estão analisando os documentos. "A OAS apresentou os projetos elétricos neste mês de agosto, estando sob análise técnica da Cosern. As obras não interferirão no fornecimento de energia elétrica na região", afirma Karine Teixeira, gerente de comunicação da Cosern.

Trânsito

De acordo com o chefe do setor de engenharia de trânsito da Semob, Walter Pedro, trafegam pela Prudente de Morais, cerca de 50 mil carros por dias. O número é o dobro na BR-101, contando os veículos que circulam pelo Complexo Viário do Quarto Centenário.

Até agora, a Semob não viabilizou estudos para detectar quais as possíveis soluções para o trânsito durante as obras de mobilidade urbana que serão construídas na região. "Ainda não sentamos para discutir o assunto", diz Walter Pedro.

Com relação às intervenções da secretaria nas avenidas Prudente de Morais, Lima e Silva e BR-101, Pedro informa que futuramente serão realizadas audiências públicas para discutir o assunto. "Antes das obras começarem, vamos convocar a população para participar de audiências públicas e chegar a melhor solução. Por enquanto, ainda não definimos uma estratégia", resume.

Secopa aguarda liberação de novas licenças

A terraplenagem da área onde será construída a Arena das Dunas deverá durar mais 90 dias. O próximo passo será a demolição do Machadinho e Machadão. Para tanto, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) aguarda a liberação do alvará que será expedido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

De acordo com o secretário adjunto de Licenciamento e Fiscalização da Semurb, Sueldo Medeiros, as obras e serviços a serem executados, com relação à Arena, serão requisitados por etapas. "No primeiro momento foi expedida uma Autorização para atividades preliminares, levantamento topográficos e implantação de tapumes. Na segunda etapa foi expedida a Licença para o canteiro de obras e terraplenagem", conta.

A terceira etapa, que está em análise pela Semurb, é o processo que trata do Alvará das demolições do Machadinho e Machadão. Por fim, a quarta etapa se refere ao Licenciamento Ambiental para construção da Arena das Dunas.

Solicitado pela TRIBUNA DO NORTE, o secretário Demétrio informou que não estava em posse da licença ambiental da terraplenagem. "A licença está onde deve está: na obra. Se quiser, pode ir lá ver". A reportagem foi ao canteiro de obras, mas não teve o acesso liberado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário