segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Vereadores de SP já apresentaram 119 projetos de lei para criar datas comemorativas na cidade

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Dia da Música de Raiz, Dia da Hora do Planeta e Dia da Sanfona são apenas algumas das datas comemorativas que os vereadores da capital paulista colocaram em plenário para torná-las oficiais no calendário de eventos de São Paulo.

Segundo um levantamento feito pelo UOL Notícias, nos últimos três anos, 119 projetos de lei com tal conteúdo foram apresentados pelos parlamentares paulistanos. A proposta da maioria deles é criar datas em homenagem a profissionais —como o Dia do Instrutor de Trânsito— ou em comemoração a algum evento, como o "Dia do Reconhecimento do Genocídio do Povo Armênio".

Até agora, dos 119 projetos de lei apresentados na gestão de Gilberto Kassab, 63 já foram aprovados e constam no calendário oficial da cidade, controlado pela Secretaria de Turismo. Na lista, encontramos o Dia da Bengala Branca (em homenagem aos cegos) ou o "Dia de esclarecimento sobre os malefícios do trote telefônico aos serviços públicos de emergência".

Desde que a lei que oficializa as datas comemorativas foi criada em 2007, mais de 600 "dia de alguma coisa" já foram criados. Para que uma data entre no calendário oficial é preciso que um vereador crie um projeto de lei, apresente-o para a Câmara e ele seja aprovado. Depois disso, a nova data é encaminhada para a Secretaria de Turismo, que faz a inclusão no calendário oficial da cidade.

















*UOL.Notícias.Cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário