quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dilma cria novas universidades

Brasília (AE) - A presidenta Dilma Rousseff anunciou ontem a criação de quatro novas universidades federais - a do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a do Sul da Bahia (Ufesba), a do Oeste da Bahia (Ufoba) e a da Região do Cariri (UFRC), no Ceará - como "instrumento de redução das desigualdades". Ao todo, essas instituições contarão com 17 campi, sendo que 12 deles serão novos - o restante será herdado de outras federais. O governo prevê que elas iniciem suas atividades até 2014 e deve investir R$ 604 milhões na implantação das instalações. "Com a ampliação de vagas gratuitas na rede federal e com o atendimento a regiões em que havia vazio de oferta, vamos ampliar o acesso à educação e estimular o desenvolvimento regional", discursou Dilma, durante cerimônia no Palácio do Planalto. "A distribuição dessas novas unidades será um poderoso instrumento de redução das desigualdades."

dida sampaio/ae
Presidenta Dilma Rousseff

O objetivo da interiorização das federais é fazer com que o jovem estudante permaneça na sua região, com acesso à educação pública de qualidade, sem precisar se deslocar para grandes centros, explicou o ministro da Educação, Fernando Haddad. Segundo Haddad, foram considerados critérios técnicos na definição das novas federais, visando a "reparar uma injustiça histórica" que teria sido cometida em décadas passadas. "Queremos promover a formação de profissionais qualificados e potencializar a função social e engajamento dos institutos e universidades como expressão das políticas do governo na superação da miséria", afirmou o ministro.

As sedes das novas federais ficarão em Marabá (Unifesspa), Juazeiro do Norte (UFRC), Barreiras (Ufoba) e Itabuna (Ufesba). Segundo informou a assessoria do Ministério da Educação (MEC), "a princípio, serão oferecidos cursos de todas as áreas do conhecimento, mas os projetos e a implantação dos cursos dependem de cada conselho universitário".

O governo também anunciou que 88 novas unidades de institutos federais serão abertas até o ano que vem em 25 Estados. O Planalto espera que 208 institutos tenham sido criados ao longo do mandato de Dilma. "Se conseguirmos lograr êxito nessa iniciativa, a senhora vai poder olhar pros olhos do presidente Lula e falar: `Presidente, nunca antes na história do Brasil alguém construiu tantas escolas técnicas'", disse Haddad a Dilma. "Tenho certeza que o presidente Lula vai comemorar esse dia porque, ao defender a sua candidatura, sempre disse que ia eleger alguém que faria mais pelo Brasil do que ele tinha podido fazer."

Até o final de 2012 deverão ser instalados 20 campus universitários em outras 12 universidades federais - a de São Paulo (Unifesp), por exemplo, ganhará unidades na capital paulista e Osasco. No total são 850 mil vagas.

RN ganha mais três Institutos Federais

O Rio Grande do Norte foi incluído no Programa de Expansão do ensino superior e tecnológico lançado ontem pela presidenta Dilma Rousseff. O Estado ganha o campus da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para os municípios de Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi. Além deles, o RN está na lista das escolas de educação profissional em construção no município de São Gonçalo do Amarante. De acordo com o cronograma do MEC, o campus de Pau dos Ferros será concluído até o ano que vem. Já as novas unidades de educação profissional estarão prontas entre 2013-2014.

Autora dos dos projetos da criação dos três institutos quando estava no Senado, a governadora fez questão de participar da solenidade no Palácio do Planalto. Na solenidade de lançamento, a presidenta assinou o projeto de lei criando cargos para as novas instituições. O reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, acredita que ate o fim do ano, a instituição vai promover concurso público para professor e pessoal administrativo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário