O nascimento de um bezerro com duas cabeças chamou a atenção de moradores da comunidade do Sítio Pau Branco na Zona Rural do município de São Miguel. O caso foi registrado no ultimo final de semana em uma propriedade pertencente ao agricultor Doca Lucino, que fica localizada a pouco mais de 6 km da cidade de São Miguel.
O agricultor e criador, José Ostérnio, que possui ampla experiência na realização de parto de animais e que foi chamado para auxiliar no parto comentou em vídeo publicado na internet que foi a primeira vez que presenciou o nascimento de um animal com tal deformidade. Segundo ele a vaca teve muitas dificuldades para concluir o trabalho de parto e em virtude disto o bezerro não resistiu e morreu.
Explicação – O desenvolvimento de duas cabeças em animais é explicado pelos veterinários devido a uma anomalia genética denominada de diprosopia que ocorre em casos raros. Esta mutação genética ocorre durante a formação do embrião e resulta na duplicidade da região cefálica e das estruturas faciais, sem que haja separação das duas cabeças, e quase todos os casos apresentam um padrão monomórfico.
Essa anomalia pode acontecer de forma completa ou incompleta; quando completa o animal apresentam dupla cabeça e pescoço, com duplo cérebro e a medula espinhal, de acordo com o tipo da anomalia e quando incompleta, caracteriza-se por duplicidade crânio facial associada às más formações cardiovasculares.
*São Miguel News, vídeo de Bianca Freitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário