Após decisão judicial que estabeleceu 60 dias para a regularização do abastecimento de água no município de Pau dos Ferros, Oeste Potiguar, o Governo do Estado anunciou a contratação da empresa Pipe Sistemas Tubulares para aquisição do material hidráulico necessário para construir a Adutora de engate rápido, projetada para levar água da adutora Alto Oeste até o município. Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) as obras da adutora devem ser concluídas em 90 dias.
Cedida
Açude Pau dos Ferros: 5,19% de reserva e água esverdeada
A obra está prevista para ser iniciada no final do mês de fevereiro, quando chega a Pau dos Ferros as primeiras remessas do material que será produzido no município de Contagem (MG). “Para executar a obra serão necessários 7.030 tubos. Por dia a empresa prometeu entregar em média 216 tubos, a medida que o material for sendo entregue, a obra vai sendo concluída”, explicou o secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, ele ainda lembrou que as bombas de água necessárias para construção da obra já foram compradas pela Caern.
Das oito cidades potiguares que encontram-se em situação iminente de colapso no abastecimento de água potável, a cidade de Pau dos Ferros, localizada no Alto Oeste potiguar é a que está em situação mais crítica: o reservatório de água do açude da cidade está com 5,19% do seu volume total. A pouca água existente é de péssima qualidade. A escassez de água coloca em risco não só o abastecimento de Pau dos Ferros, mas de municípios que dependem do reservatório para serem abastecidos.
Para amenizar os efeitos da estiagem, no primeiro semestre de 2013, nove poços artesianos foram instalados em Pau dos Ferros. Mas com a escassez de água, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a Prefeitura de Pau dos Ferros identificou a necessidade de perfuração de mais 37 poços, mas a instalação à cargo do município ainda não foi concluída.
Esses poços foram perfurados através de um termo de cooperação técnica entre Semarh e a Prefeitura de Pau dos Ferros. Os 18 poços da zona urbana foram estrategicamente perfurados para atender aos diversos bairros da cidade, como o da Praça da Matriz no centro de Pau dos Ferros, que já está ativado. “O Governo do Estado ficou responsável pela perfuração dos poços de Pau dos Ferros e isso foi prontamente feito, o dever de instalar é a prefeitura da cidade, e eles só deram início a essa instalação”, explicou Leonardo Rêgo.
A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) aguarda recursos emergenciais do Ministério da Integração, via Defesa Civil, para a instalação de 11 poços em Pau dos Ferros. Além disso, a Sape junto à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) e Emater realizaram a distribuição de 1776 filtros de água para a população.
Nos últimos 30 dias, dados atualizados pela Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), mostram que 21 cidades estão em situação de colapso no sistema de abastecimento de água. Só a regional do órgão em Pau dos Ferros tem nove municípios nessa situação. Ao todo, 146 cidades potiguares e mil comunidades rurais recebem água através da Operação Pipa do Exército Brasileiro e da Defesa Civil do Estado.
TRIBUNA DO NORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário