sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Faltando menos de 10 dias para o fim do prazo, apenas 50 Municípios informaram dados ao Siops


Dos 5.568 Municípios, somente 50 alimentaram os dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) fez este levantamento preocupante, pois faltam menos de 10 dias para o encerramento do prazo. Todos os municípios que ainda não cumpriram essa obrigação devem fazê-la, impreterivelmente, até o dia 30 de janeiro. Não há nenhuma previsão de prorrogação, por isso, a CNM recomenda que os gestores fiquem atentos ao prazo.

Enquanto isso, no sentido de auxiliar os governos municipais, a Confederação enviou ofícios à presidente da República, Dilma Rousseff, e ao Ministério da Saúde. A essas autoridades foi solicitado a prorrogação do prazo por causa do escasso tempo a que os Municípios possuem para o envio. Apesar do esforço, até o momento a CNM não obteve resposta.

A penalidade para aqueles que não apresentarem as informações ao Siops dentro da data estipulada é o bloqueio da conta do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) até que seja feita a regularização. No ano passado, 245 Municípios tiveram o FPM bloqueado pelo cumprimento da norma. A CNM explica que a obrigação é uma determinação da Lei Complementar 141/2012. Os dados do Siops devem ser preenchidos por software do Departamento de Informática do Sistema Unico de Saúde (SUS), o DataSus.

*Agência CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário